A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), com apoio da Senna Brands, dará início, nesta quarta-feira (1º), a uma série de intervenções artísticas em suas principais estações para homenagear os 30 anos do legado de Ayrton Senna. A trajetória nas pistas e a história de vida do piloto servirão de inspiração para criações de artistas convidados, catalogados pela Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo, por meio do Museu de Arte de Rua (MAR).
Ao longo dos próximos meses, uma estação será contemplada com uma obra inédita. A Estação Brás será a primeira, com um mural de 100m² pintado pelo argentino Santiago Panichelli.
“Quando chegou este convite, pensei em uma imagem que não seja a clássica, ou seja, aquela figura de preferência com o capacete coberto e na postura de sucesso. Quero algo bem diferente disso. Vou mostrar um lado mais vulnerável, íntimo e de solidão, algo que nunca ninguém viu. A profissão dele por mais que tivessem muitas pessoas envolvidas, era muito ele com ele mesmo”, afirmou Panichelli.
Após a Estação Brás, onde circulam cerca de 25 mil pessoas por dia, será a vez da Estação da Luz, em junho, seguida pela Estação Corinthians-Itaquera, em agosto, e a Estação Tatuapé, em setembro. Para finalizar, a Estação Aeroporto-Guarulhos receberá a última intervenção. Nesses locais, a trajetória do tricampeão mundial de Fórmula 1 será recontada com o objetivo de promover o acesso à arte e à cultura em espaços públicos.
“O Ayrton é fonte de inspiração por tudo o que ele representa dentro e fora das pistas. Essas obras de arte únicas aproximam os valores dele de milhares de pessoas e servem como um lembrete diário de que não podemos desistir dos nossos sonhos e devemos sempre buscar o melhor. A homenagem proposta pela CPTM ao nosso ídolo também contribui para perpetuar o legado do Ayrton”, comentou Ana Cristina Simões, diretora-executiva de marketing da Senna Brands.
Além das obras artísticas nas estações da CPTM, haverá totens digitais, com vídeos e exposições com a cronologia da vida do piloto, além de imagens de suas 41 vitórias na F1. Outra atividade será a criação de uma campanha nas redes sociais da empresa com o intuito de abranger as homenagens a Ayrton Senna e aumentar a visibilidade da parceria.
A CPTM envolveu também os colaboradores e seus filhos nas homenagens a Senna. Vestidas com macacões de pilotos de corrida, as crianças participaram das gravações dos vídeos que serão exibidos nas redes sociais. Os momentos especiais por trás das câmeras do projeto Senninha foram registrados, e a companhia compartilhará as fotos, com cada família participante do projeto sendo presenteada com um quadro emoldurado.
“Cada vez mais queremos construir parcerias que ofereçam o diferencial na Jornada do Cliente da CPTM, e a parceria com a Senna Brands, em especial, além de incentivar a arte, ainda homenageia o maior ídolo brasileiro e do mundo do automobilismo, admirado até hoje. Levar a memória e o legado de Ayrton Senna para dentro das estações é uma forma de enriquecer a experiência dos passageiros. Acreditamos que a arte, a cultura, a educação, a saúde e os serviços de utilidade pública são instrumentos de acesso à cidadania. E nossos espaços estão prontos a receber ações de interesse geral”, salientou Pedro Moro, presidente da CPTM.