A chegada de Gabriel Bortoleto à Fórmula 1 já está rendendo dividendos para a Kick Sauber, escuderia pela qual o brasileiro estreou na maior categoria do automobilismo mundial neste fim de semana, no Grande Prêmio da Austrália, etapa que abriu a temporada 2025. Durante o fim de semana, duas marcas brasileiras, Claro e PicPay, fecharam acordos de patrocínio com a equipe suíça e já levaram suas logomarcas para a pista.
A relação entre a Claro e a Sauber não é novidade. A primeira parceria ocorreu entre 2011 e 2014, quando umas das empresas da América Móvil, controladora da marca Claro, tornou-se patrocinadora da equipe. Já em 2018, a operadora chegou a ser patrocinadora premium da Sauber.
Agora, em 2025, impulsionada pela presença de Gabriel Bortoleto como um dos pilotos titulares da escuderia ao lado do alemão Nico Hulkenberg, a Claro decidiu fechar um novo patrocínio, com visibilidade nos carros e também nos macacões, capacetes e luvas dos dois pilotos. Além disso, ainda terá direito a publicar conteúdos exclusivos ao longo de todo o ano em parceria com a escuderia nas redes sociais da marca.
“A velocidade e a inovação é o que une a Claro ao universo da Fórmula 1. Já marcamos presença no Grande Prêmio de São Paulo desde o ano de 2006 e, agora, retomamos o patrocínio à Sauber, uma das escuderias mais tradicionais da categoria. A parceria com a Sauber vem em um momento de crescimento da equipe dentro do campeonato e também com a chegada do brasileiro Gabriel Bortoleto ao grid. Estamos entusiasmados em ter nossa marca presente no carro que será pilotado pelo único brasileiro na F1 neste ano”, destacou Ane Lopes, diretora de marketing, branding e comunicação da Claro.
PicPay
Diferentemente da Claro, o banco digital PicPay chega à Fórmula 1 pela primeira vez em sua história. De acordo com a marca, o patrocínio à Kick Sauber “reforça o posicionamento da empresa na vanguarda da tecnologia, alta performance, inovação e design”.
“A parceria com a Stake F1 Team Kick Sauber abre as portas para a Fórmula 1, um dos esportes que mais crescem no mundo, com milhões de fãs apaixonados por inovação, agilidade e tecnologia, valores que estão no DNA do PicPay. Esta temporada será ainda mais especial para o Brasil, com a volta de um piloto titular ao grid e muito mais emoção e orgulho para os torcedores. Mais do que fortalecer nossa conexão com um público que valoriza excelência, alta performance e precisão, essa parceria nos coloca ao lado da Stake F1 Team Kick Sauber, a equipe de Gabriel Bortoleto, e do carro que fará o Brasil vibrar a cada domingo”, disse Eduardo Chedid, CEO do PicPay.
“O automobilismo, em especial a F1, é um dos espaços mais valiosos para marcas que querem dialogar com um público exigente e altamente qualificado, que valoriza velocidade e segurança. Além de reforçar nossa presença nesse universo, o patrocínio trará uma série de benefícios para os clientes do PicPay, com promoções e condições especiais ao longo da temporada”, afirmou Cintia Hachiya, diretora de marketing do PicPay.
“Estamos muito felizes em receber o PicPay na família Stake F1 Team Kick Sauber. A abordagem visionária do PicPay e seu compromisso com a inovação se alinham perfeitamente aos nossos valores e ambições. Esta parceria é particularmente especial, porque fortalece nossa conexão com o Brasil, um país com um orgulho histórico no automobilismo e fãs incrivelmente apaixonados. Junto com o PicPay, esperamos proporcionar experiências excepcionais e celebrar momentos memoráveis ao longo desta temporada emocionante”, finalizou Stefano Battiston, diretor comercial da Kick Sauber.
Na pista, o Grande Prêmio da Austrália foi histórico para a equipe. Apesar do abandono de Gabriel Bortoleto, a escuderia suíça viu Nico Hulkenberg chegar na 7ª colocação, marcando 6 pontos logo na etapa de abertura da temporada. Para se ter uma ideia, durante todo o ano passado, a Kick Sauber havia feito apenas 4 pontos em 24 provas.