A Ford está cogitando a possibilidade de retornar à Fórmula 1. Nesta semana, o diretor global de performance da montadora americana, Mark Rushbrook, confirmou que uma possível entrada “requer consideração” por parte da marca. As informações são do site especializado Motorsport.com.
De acordo com a publicação, a Ford tem visto com bons olhos o crescimento exponencial da principal categoria do automobilismo mundial nos últimos anos. Dessa forma, estaria estudando a possibilidade de voltar após 19 anos, já que fez sua última aparição na F1 em 2004, com a Jaguar e também com os motores Cosworth da Jordan.
“A Fórmula 1 certamente está forte e em crescimento, tanto nos Estados Unidos quanto globalmente. O que eles fizeram bem foi criar grandes corridas e grandes competições. Ainda conseguiram alcançar novos públicos com coisas como o Drive to Survive [série documental na Netflix]”, afirmou Rushbrook, em entrevista ao Motorsport.com.
“Como empresa, corremos por inovação, transferência de tecnologia, oportunidade de aprendizado, mas também por razões de marketing. Com certeza mudou e definitivamente requer consideração”, completou o executivo.
Como a Ford já é parceira da Red Bull no Campeonato Mundial de Rali (WRC, na sigla em inglês) e as duas marcas foram parceiras na própria F1 entre 1995 e 1996 na Sauber, já há uma porta aberta para negociação entre as duas partes. A parceria poderia começar por meio de patrocínio já neste ano. Além disso, o acordo da atual campeã de pilotos e construtores com a Honda chegará ao fim em 2025, o que abriria o caminho para a Ford fornecer motores para a escuderia a partir de 2026.
Vale lembrar que esse posto já poderia estar fechado com a Porsche a partir de 2026. No entanto, o negócio foi por água abaixo nos detalhes finais, já que a Porsche queria ter mais controle da equipe do que a Red Bull quis dar.
Outro fator que também poderia estar contribuindo para a mudança de pensamento da Ford é a postura da Fórmula 1 em relação aos combustíveis sustentáveis. Esse fator já motivou a Audi, cuja entrada na categoria já está confirmada, e a GM, por meio da Cadillac, em parceria com a Andretti, que também está de olho em uma vaga.
“Combustível sustentável definitivamente é algo em que estamos interessados, pois já estamos fazendo isso em outras categorias. O Campeonato Mundial de Rali começou com isso no ano passado e tem sido um grande aprendizado para nós”, destacou Rushbrook.
A Red Bull apresentará o novo carro para a temporada 2023 nesta sexta-feira (3), em Nova York. De acordo com o site britânico SportsPro Media, a Ford enviou diversos influenciadores de mídias sociais para o evento, o que intensificou os rumores de que uma parceria está prestes a ser anunciada.