Em meio à disputa do Grande Prêmio São Paulo de 2023, a Fórmula 1 anunciou a renovação do contrato com a prova na capital paulista até 2030. O acordo anterior havia sido assinado até 2025 e recebeu um adendo de mais cinco anos, o que garante o Autódromo de Interlagos como casa da principal categoria do automobilismo mundial no Brasil pelos próximos sete anos.
“A extensão do contrato para o Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1, que é transmitido para aproximadamente 180 países, solidifica nossa cidade como uma líder global em sediar grandes eventos com impactos econômicos e sociais, gerando empregos, renda e oportunidades. A cada ano, nós avançamos também com nossa agenda de sustentabilidade, incorporando inovações para superar desafios e trazer mais benefícios à cidade de São Paulo e ao Brasil”, afirmou Ricardo Nunes, prefeito da capital paulista.
O político aproveitou para destacar os números positivos que a Fórmula 1 traz para a cidade como justificativa para a extensão até 2030. De acordo com ele, a prova gera cerca de 20 mil empregos diretos, é responsável por praticamente 100% da ocupação hoteleira e movimenta cifras próximas a R$ 1,5 bilhão na principal megalópole da América do Sul.
Segundo o Observatório do Turismo e Eventos (OTE) da Prefeitura de São Paulo, a prova de 2022 recebeu 253.617 pessoas, um aumento de quase 40% em relação a 2021.
O gasto médio dos turistas, incluindo hospedagem, transporte, alimentação, compras e outras opções de lazer, foi de R$ 3.948 durante os quatro dias de permanência média na cidade. Entre todos os turistas que responderam à pesquisa, 72,7% disseram que, além do GP de F1, acabaram realizando alguma outra atividade durante a permanência na cidade.
Na avaliação geral da capital paulista, 86,9% dos visitantes entrevistados a classificaram como ótima ou boa. Além disso, 93,6% confirmaram que pretendiam estar presentes na edição de 2023, que foi disputada neste último fim de semana e que deverá ter os números oficiais divulgados em breve.
“É uma grande honra ter a extensão do contrato que assegura o lugar de São Paulo no calendário da Fórmula 1. É o reconhecimento do trabalho que temos feito, com o apoio crucial da Prefeitura de São Paulo. A continuidade da parceria com a Fórmula 1 é motivo de grande orgulho. Agora, vamos imediatamente começar a planejar os próximos anos para que tenhamos edições ainda melhores do Grande Prêmio São Paulo nas próximas temporadas”, celebrou Alan Adler, CEO do Grande Prêmio São Paulo de F1.
“Estou muito feliz em anunciar que vamos permanecer em Interlagos até 2030, e mal posso esperar por muito mais anos desta atmosfera maravilhosa que os fãs brasileiros trazem. O Brasil tem uma riquíssima herança no esporte a motor, e este circuito icônico é um dos preferidos por pilotos e fãs de todo o planeta. Ele incorpora tudo o que é grandioso sobre as corridas, e estamos ansiosos para ver como vai se desenvolver pelos anos futuros para criarmos uma experiência ainda melhor”, finalizou Stefano Domenicali, presidente e CEO da Fórmula 1.