A Fórmula 1 anunciou, nesta quarta-feira (9), uma parceria com a empresa norte-americana de brinquedos Mattel e terá produtos licenciados da marca Hot Wheels, uma das mais icônicas do segmento de miniaturas automobilísticas. O acordo global, divulgado apenas como “plurianual”, envolverá a criação de carros em escala 1:64 com o objetivo de aproximar ainda mais a principal categoria do automobilismo mundial das gerações mais jovens.
Em paralelo ao anúncio, a parceria já começou com o lançamento de um carro genérico, antes de toda a linha Hot Wheels, com carros de todas as equipes e outros produtos para atender também aos adultos colecionadores, que chegará às lojas em 2025.
Feito em edição limitada, este primeiro lançamento conta com uma pintura especial de corrida Hot Wheels, incluindo o icônico número 68 no bico, e inclui pneus intercambiáveis e chassi totalmente metálico.
“Esta colaboração emocionante com a Mattel reunirá a adrenalina do automobilismo e a emoção dos carros de brinquedo e proporcionará oportunidades de ver os detalhes de um carro de F1, tudo na palma da mão. É mais do que apenas uma parceria; é uma celebração de velocidade, criatividade e inovação que trará aos fãs uma nova maneira de se envolver com o esporte”, afirmou Emily Prazer, diretora comercial da F1.
“A Hot Wheels sempre teve como objetivo nutrir o espírito desafiador, então a parceria com a Fórmula 1 é um ajuste natural e emocionante, e reunirá duas das maiores comunidades globais de fãs para compartilhar sua paixão por carros e corridas. Assim como a Hot Wheels, a F1 tem tudo a ver com emoção e desempenho do carro, e a ampla coleção que criaremos levará os fãs da categoria ao próximo nível, juntamente com pontos de contato adicionais com o consumidor, como ativações digitais e de varejo”, disse Roberto Stanichi, vice-presidente-executivo da Hot Wheels e diretor de veículos e conjuntos de construção da Mattel.
Ativações
Além das miniaturas, a parceria ainda prevê que a marca Hot Wheels esteja presente em alguns Grandes Prêmios durante o ano, com ativações focadas nos fãs e oportunidades de varejo para “unir as famílias e celebrar a parceria”.
De acordo com a empresa norte-americana de pesquisa de mercado e tecnologia Circana, as miniaturas 1:64 da Hot Wheels lideraram o segmento de brinquedos em escala global no ano passado. Ao longo de meio século, a marca comercializou mais de 8 bilhões de miniaturas.
Público jovem
A parceria com a Mattel é a segunda da Fórmula 1 focada nas gerações mais jovens em pouco mais de um mês. Em setembro, a categoria já havia assinado um contrato com a Lego.
Para a F1, conseguir atrair as novas gerações e converter estas crianças e jovens em seguidores é a chave para o sucesso a longo prazo. Isso porque será essa base de fãs que a F1 pretende “usar” para monetizar nos próximos anos.
Vale lembrar que, nas últimas semanas, a Fórmula 1 também fechou outros acordos importantes com multinacionais de segmentos diversos. A lista conta com Santander e Grupo LVMH (que inclui marcas como Louis Vuitton, Moët Hennessy e TAG Heuer).