A Gatorade se tornou parceria da Fórmula 1 através de um acordo amplo da PepsiCo com a categoria válido até 2030. A marca de bebida isotônica aproveitaráa parceria para exaltar a importância da hidratação para os esportes de alto rendimento.
A marca de isotônico se aproximou da F1 durante o ano, em que completou 60 anos. Durante a temporada, a Gatorade esteve presente em finais de semana de sprint como parceiro dos eventos, com sinalização nas pistas, visibilidade nos gráficos de transmissão e presença nos cenários de entrevistas.
O primeiro passo da Gatorade como hidratador oficial da Fórmula 1 foi o lançamento de uma campanha digital, que inclui um vídeo de 15 segundos e outros formatos pensados para o ambiente digital.
“Começamos contando para os consumidores do dia-a-dia sobre essa parceria. Temos relacionamento com vários influenciadores que nos ajudam a dinamizar essa mensagem”, disse Jorge Natteri, head de marketing da Gatorade no Brasil, à Máquina do Esporte.
“Somado a isso, começamos uma campanha muito direta. Como é o primeiro ano da marca na Fórmula 1, queríamos ir direto ao ponto e explicar que Gatorade é o hidratador da Fórmula 1”, seguiu.
A parceria também inclui apoio à F1 Academy, com iniciativas voltadas ao desenvolvimento do automobilismo feminino.
Conexão
A parceria parte da relação entre os produtos da Gatorade e uma necessidade dos pilotos de Fórmula 1: a hidratação. Ainda que seja muitas vezes questionado como esporte, o automobilismo, principalmente na categoria de mais alto nível do mundo, é muito exigente fisicamente.
Durante uma corrida, pilotos de Fórmula 1, por exemplo, podem perder cerca de 1 litro de suor por hora, segundo a Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Em algumas corridas, os atletas chegam a perder mais de 2 quilos.
“Isso afeta muito a performance, assertividade, concentração. São esses os pontos que a companhia investigou para ter uma razão desde o centro do esporte para que a parceria seja relevante”, exaltou Natteri.
“É muito importante que as pessoas tenham ciência que este é um esporte muito demandante para o corpo humano. O Gatorade tem uma resposta para esse tipo de situação, e por isso temos uma parceria”, acrescentou.
A entrada na Fórmula 1 acompanha os esforços da marca para compreender e desenvolver novas tecnologias focadas na hidratação de atletas, através do Gatorade Sports Science Institute (GSSI).
“A Fórmula 1 tem muita tecnologia, estudo, preparação e Gatorade é um complemento para isso. É a marca isotônica mais estudada do mundo”, lembrou o head de marketing da Gatorade
Neste cenário, a Fórmula 1 se tornará uma plataforma para a Gatorade exaltar a importância da hidratação durante a prática de exercícios físicos.
“Parte do desafio da Gatorade é ser abrangente para chegar em vários públicos. Através desse tipo de plataforma conseguimos criar conexões com pontos da realidade para poder realmente mostrar ao público como uma uma boa hidratação faz diferença em performance e execução”, concluiu Jorge Natteri.
GP São Paulo de Fórmula 1
Como parte da parceria, a Gatorade terá ativações no Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 2025, que será disputado a partir de sexta-feira (7), no Autódromo de Interlagos.
Em busca de ampliar o alcance do patrocínio, a marca terá um espaço na Fan Zone, em que receberá criadores de conteúdo e oferecerá experiências aos visitantes. Entre as atrações, estará um simulador de corrida.
