A duas semanas do GP São Paulo de Fórmula 1, a Heineken, patrocinadora global da categoria, apresentou, nesta quinta-feira (17), a nova campanha da marca, em que homenageia Ayrton Senna. O foco é o Grande Prêmio do Brasil de 1991, quando Senna venceu em casa pela primeira vez e em uma corrida dramática, já que disputou as últimas voltas debaixo de muita chuva e com o câmbio travado na sexta marcha. Ainda na pista e, depois, no pódio, o desgaste físico do brasileiro ficou evidente, e ele teve dificuldade até para levantar o troféu.
Criado pela LePub São Paulo e produzido no Brasil com direção do vencedor do Oscar Armando Bo, o filme tem como objetivo mostrar que o tricampeão mundial de Fórmula 1 unia e ainda une os brasileiros de diferentes gerações até os dias atuais, mesmo após 30 anos de sua morte. Para homenagear Ayrton, a Heineken decidiu utilizar o gesto do brinde, que é reconhecido internacionalmente. A campanha, inclusive, foi batizada de “The Toast” (“O Brinde”).
O vídeo começa com fãs brindando à vitória como se estivessem logo abaixo do pódio em 1991. Depois, o tempo vai passando e diferentes famílias e grupos de amigos são retratados em casa, assistindo a um VHS do icônico momento da premiação em Interlagos. Os personagens erguem uma Heineken para brindar o ídolo na TV ao verem Senna erguer o troféu. O filme continua a passagem do tempo e, após 1994, o brinde “muda de celebração de vitória para homenagem a uma lenda” em diversas situações do cotidiano.
Com participação do streamer Gaules e do maior rival de Senna nas pistas, o francês Alain Prost, a campanha estreou no intervalo do horário nobre das quatro principais emissoras de TV do país (Globo, SBT, Record e Band) e simultaneamente nas salas de cinema e nas mídias digitais. A trilha sonora fica por conta de “Lean On Me”, de Bill Withers.
Por conta da participação de Prost, que também brinda a Senna, torcedores brasileiros começaram a especular que será o francês o responsável por pilotar o McLaren MP4/5B, carro com que Ayrton conquistou o título mundial da categoria em 1990, o segundo dos três vencidos por ele na carreira, que dará uma volta no Autódromo de Interlagos em uma ação antes do GP São Paulo deste ano. A prova será disputada entre os dias 1º e 3 de novembro.
“Para nós, é uma honra enaltecer Ayrton Senna, um dos maiores ídolos de todos os tempos. Senna é um símbolo de determinação e superação, e a Heineken se orgulha de poder celebrar sua história, reunindo pessoas para comemorarem os momentos inesquecíveis que vivemos com ele. Esta é uma homenagem ao seu legado, a sua vida e ao seu superpoder de unir as pessoas”, afirmou Beatrice Jordão, diretora de comunicação e branding da Heineken no Brasil.
“Em toda a comunicação, trazemos esse ponto de intersecção entre Heineken e Senna, que é a capacidade de ambos unirem as pessoas em um simples gesto que diz muito: o brinde. Também tivemos o cuidado ao escolher o Armando Bo, um baita cineasta premiado para dirigir o filme, sem contar com a participação do Prost, o principal rival de Senna, que também prestou sua homenagem nesta campanha”, disse Felipe Cury, sócio e diretor de criação da LePub São Paulo, agência responsável pela criação da campanha.
“O Ayrton sempre teve um perfil agregador, de querer estar perto das pessoas e no fato de que ele unia gerações em frente à TV, unia os fãs para acompanhar as corridas e une o mundo para celebrar o seu legado. A campanha da Heineken traduz esse sentimento em uma homenagem repleta de significado e que ganha ainda mais emoção ao relembrar uma vitória icônica do Senna: a de Interlagos, em 1991”, destacou Ana Simões, diretora-executiva de marketing da Senna Brands, empresa responsável por gerir a imagem e os negócios envolvendo o nome de Ayrton Senna.