Itaú aproveita popularidade de Ayrton Senna com brasileiros em filme com Lewis Hamilton

Heptacampeão mundial de F1, Lewis Hamilton estrela campanha publicitária do Itaú Personnalité - Reprodução

O Itaú Personnalité fez referência explícita a Ayrton Senna, tricampeão da Fórmula 1 e ídolo entre os brasileiros, em seu novo filme publicitário com o heptacampeão mundial Lewis Hamilton. O britânico, que no ano passado ganhou cidadania brasileira, também tem grande carinho pelo legado de Senna.

No final do vídeo, Hamilton é presenteado com um boné com o logotipo do Itaú Personnalité na cor azul, no mesmo padrão que Ayrton Senna utilizava nos anos 1980 e 1990 em propagandas do Banco Nacional, que não existe mais.

“Isso me lembra alguém”, disse o piloto, para em seguida engatar um “obrigado” em português.

Acessório

O uso do acessório é uma maneira sutil de o banco destacar a ligação entre um ídolo dos brasileiros do passado com o piloto com maior identificação com o Brasil na F1 atual.

“O acessório é uma marca registrada no automobilismo, tanto na cabeça de atletas quanto na de admiradores da modalidade”, explicou Eduardo Tracanella, diretor de marketing do Itaú Unibanco.

“Com essa iniciativa, queremos mostrar o quanto o segmento está no dia a dia das pessoas, não apenas na vida financeira, mas também nos hobbies, por exemplo. Além de ser uma forma de prestar homenagem ao brasileiro que tanto o inspira”, acrescentou o executivo, sem citar nominalmente Ayrton Senna.

Publicidade

No filme, Hamilton é indagado sobre como se sente ao se tornar cidadão honorário do Brasil. O piloto da Mercedes, então, fala sobre sua ligação com o país e o apoio que sempre sentiu da torcida brasileira quando vem correr no GP São Paulo de F1.

“Agora, sou oficialmente um de vocês. Então, me sinto muito honrado. Sempre fui bem recebido quando venho correr no Brasil. E esse apoio me ajuda a seguir em frente todas as vezes e superar os obstáculos que eu enfrento. Sou muito grato por isso”, respondeu o piloto.

Laços fortes

Hamilton mais de uma vez destacou sua forte ligação com o Brasil. No vídeo, ele conta que, quando era garoto, sempre escolhia jogar pela seleção brasileira no videogame e que adora a cor da camisa da equipe. Tanto é que o britânico utilizava um capacete amarelo quando começou a carreira no kart, em uma referência direta ao Brasil e a Senna.

Já na F1, essa ligação só se estreitou por circunstâncias especiais. Foi em São Paulo, no então GP do Brasil, que Hamilton conquistou seu primeiro título do Mundial de Pilotos, em 2008.

Ao chegar em quinto lugar na prova, ele terminou o campeonato apenas um ponto à frente de um brasileiro, Felipe Massa (98 a 97). Em Interlagos, Hamilton se tornou o mais jovem campeão da F1, aos 23 anos, e o primeiro negro a ganhar o título.

Legado de Senna

Assim como a maioria dos brasileiros, Lewis Hamilton já disse várias vezes em entrevistas que tem Ayrton Senna como seu maior ídolo na F1. Todos os anos, ele utiliza um capacete especial no GP São Paulo, na cor amarela, em mais uma referência direta a Senna e ao Brasil.

O piloto também é próximo de astros brasileiros do esporte mundial, como o atacante Neymar, do PSG, e os surfistas Gabriel Medina e Ítalo Ferreira, que, assim como ele, também ostentam títulos de campeões mundiais.

A proximidade com a família Senna já o fez ganhar um quadro com o rosto do piloto, que pendurou na sala de sua casa, em Mônaco. Quando igualou o número de poles de Senna na F1, no GP do Canadá, em 2017, a família do brasileiro o presenteou com um capacete do piloto falecido em 1994.

Campanha

A campanha, desenvolvida pela agência Galeria.ag, foi dirigida por Alex Gabassi, que já esteve à frente de episódios da série The Crown. O piloto já havia protagonizado um filme do banco no final de fevereiro. A ideia dessa nova campanha foi destacar toda essa ligação de Hamilton com o Brasil. Além da campanha em TV aberta, o britânico também aparecerá em peças de mídia de rua e em plataformas digitais.

“É interessante observar a resposta que tivemos nas redes sociais com o lançamento da campanha. Atingimos a segunda posição no Trending Topics do Twitter no dia do lançamento e recebemos muitos comentários perguntando se teríamos um boné especial do Itaú Personnalité”, contou Tracanella.

Sair da versão mobile