A dupla de atores de Hollywood Ryan Reynolds e Rob McElhenney, célebres por haverem adquirido, recentemente, o clube britânico Wrexham (promovido, neste ano, à quarta divisão da Liga Inglesa de Futebol), resolveram ampliar seus investimentos no universo esportivo.
Os astros participaram do negócio de € 200 milhões para a compra de 24% das ações da equipe de Fórmula 1 Alpine, que tem a montadora francesa Renault como principal controladora.
O investimento para aquisição da participação minoritária na equipe envolve a Maximum Effort Investments, de Reynolds, a RedBird Capital Partners, proprietária do Milan, e a Otro Capital, que tem Alec Scheiner como cofundador e sócio. Ele fará parte do conselho de administração da escuderia de Fórmula 1.
O ator Michael B. Jordan, que é sócio-proprietário do time de futebol inglês Bournemouth, também participou do investimento para a compra da Alpine.
Estratégia de crescimento
Em um comunicado oficial, a Renault afirmou que a “experiência coletiva e o histórico” do grupo de investidores apoiarão a “estratégia de crescimento e ambições esportivas da Alpine na Fórmula 1”.
“A Fórmula 1 e a Alpine são ativos estratégicos para o Grupo Renault. Nos últimos dois anos, reacendemos a Alpine, capitalizando seu icônico cupê esportivo A110, impulsionando-a ao entrar na Fórmula 1, onde pretende se tornar uma candidata ao campeonato. Esta parceria acelerará o desenvolvimento da Alpine F1, diversificando as fontes de receita e aumentando o valor da marca”, disse Luca de Meo, presidente-executivo do Grupo Renault.
“A Maximum Effort Investments se concentra em desbloquear valor por meio do poder da narrativa, e acreditamos que há um tremendo potencial inexplorado na Alpine Racing. Estamos ansiosos para ajudar a iluminar essa equipe incrível. Somos gratos aos nossos parceiros da Otro Capital e RedBird Capital Partners, e estamos ansiosos para mergulhar com eles, bem como nossos coinvestidores Michael B. Jordan e Rob McElhenney”, afirmou James Toney, fundador da Maximum Effort Investments ao lado de Reynolds.
Vale lembrar que a história da primeira empreitada de Reynolds e McElhenney no esporte foi retratada pela série documental “Welcome to Wrexham”, do FX. A produção mostra detalhes de como foi a compra e a revitalização de um time de futebol da quinta divisão do futebol do Reino Unido (a última ainda profissional) pela dupla de atores.