A participação do brasileiro Gabriel Bortoleto no Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 em 2025 marca o fim de um jejum de oito anos sem a participação de pilotos nascidos no país na prova disputada no Autódromo de Interlagos. O último a representar as cores brasileiras na pista havia sido Felipe Massa, em 2017.
LEIA MAIS: Gabriel Bortoleto, a revolução digital e a chance de furar a bolha do esporte a motor no Brasil
No Brasil, o sucesso e a popularidade de um esporte que não seja o futebol, maior paixão nacional, depende muitas vezes da participação de atletas do país na modalidade. A presença de Bortoleto na Fórmula 1 representa uma oportunidade de negócio, tanto para o atleta quanto para a principal categoria do automobilismo mundial.
O impacto de Bortoleto para a Fórmula 1
Lincoln Oliveira, CEO da Vicar, grupo dono da Stock Car, e pai de Gabriel Bortoleto, participou do Maquinistas, podcast da Máquina do Esporte, no início do ano e projetou o impacto da participação do piloto em Interlagos neste ano.
“O Brasil é um país fanático por corrida, e a gente entende que esse ano vai ser um ano completamente diferente em termos de mídia. Então, a exposição da Fórmula 1 no Brasil vai esquentar bastante porque tem um representante”, afirmou o executivo, no episódio que foi ao ar em fevereiro deste ano.
Os negócios de Gabriel Bortoleto
Atualmente, Gabriel Bortoleto conta com cinco patrocinadores, além da parceria da própria equipe na Fórmula 1, a Stake F1 Team Kick Sauber, e da A14 Management, empresa de gestão de carreira, que tem o também piloto Fernando Alonso como nome principal. A lista de patrocinadores do brasileiro possui Banco BRB, KitKat, Porto, Motorola e Snapdragon.
Com a repercussão gerada pela participação do piloto no Grande Prêmio de São Paulo, algumas das marcas patrocinadoras estão aproveitando para ativar o patrocínio usando Bortoleto como garoto-propaganda.
KitKat
O KitKat, marca de chocolate oficial da Fórmula 1 e que faz parte do portfólio da Nestlé, tem contrato de patrocínio com Bortoleto até 2028 e é uma delas.
Na promoção “Break da Torcida”, o consumidor deve comprar três produtos KitKat e cadastrar a nota fiscal no site da promoção, podendo ganhar prêmios que vão de bonés, camisetas e garrafas térmicas, até ingressos para o GP de São Paulo. O grande prêmio oferecido pela KitKat é um par de ingressos para os três dias do Paddock Club+, serviço de hospitalidade vip de luxo da Fórmula 1, além de um encontro com o próprio Gabriel Bortoleto.
Motorola
A Motorola, por sua vez, promoveu a campanha “Hello Borto”, em uma brincadeira com o slogan tradicional da marca “Hello Moto”. A ação estava atrelada ao lançamento do smartphone Razr 60 Ultra, com gravação na Bienal de São Paulo.
Além desta campanha, a Motorola também lançou promoções para sortear 140 ingressos para os três dias do GP de São Paulo a consumidores que comprassem os smartphones Edge 60 ou Razr 60.
Motorola e KitKat também se uniram em uma colaboração exclusiva, criando um kit com fones de ouvido Moto Buds Loop e uma versão exclusiva personalizada do smartwatch Moto Watch Fit. Patrocinado pelas duas marcas, Bortoleto divulgou o kit em suas redes sociais.
PicPay
O PicPay, empresa brasileira de serviços financeiros, é um dos patrocinadores da Stake F1 Team Kick Sauber, equipe de Bortoleto. A marca também aproveitou a participação do piloto no Grande Prêmio em Interlagos para realizar uma ação de patrocínio.
A empresa trouxe uma réplica do carro do piloto brasileiro para “passear” por quatro terminais de ônibus da capital paulista até esta semana, a poucos dias do GP em solo nacional.
Oportunidade
É claro que Gabriel Bortoleto espera um bom desempenho e, consequentemente, um resultado positivo em Interlagos, mas a participação dele na prova pela primeira vez está longe de ser “apenas” isso. O GP de São Paulo apresenta-se como uma oportunidade para o piloto fortalecer parcerias, impulsionar seus negócios e construir sua imagem como novo representante do Brasil na Fórmula 1.
Para as marcas patrocinadoras e para a própria categoria, Bortoleto representa uma oportunidade de ampliar a conexão com o público brasileiro e expandir a base de fãs no país, já que a presença de um representante nacional, algo que já não acontecia há oito anos, é comprovadamente um atrativo importante na modalidade que já trouxe tantas glórias para o Brasil no passado.
