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Saiba como Gabriel Bortoleto está aproveitando o GP São Paulo de F1 para impulsionar os negócios

Primeiro piloto brasileiro na prova desde 2017, paulista faz diversas ações de marca de olho em construir sua imagem junto aos fãs no país

Gabriel Bortoleto é a figura central de toda a comunicação do GP de São Paulo de 2025 por parte da Fórmula 1 - Divulgação / Fórmula 1

A participação do brasileiro Gabriel Bortoleto no Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 em 2025 marca o fim de um jejum de oito anos sem a participação de pilotos nascidos no país na prova disputada no Autódromo de Interlagos. O último a representar as cores brasileiras na pista havia sido Felipe Massa, em 2017. 

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No Brasil, o sucesso e a popularidade de um esporte que não seja o futebol, maior paixão nacional, depende muitas vezes da participação de atletas do país na modalidade. A presença de Bortoleto na Fórmula 1 representa uma oportunidade de negócio, tanto para o atleta quanto para a principal categoria do automobilismo mundial.

O impacto de Bortoleto para a Fórmula 1

Lincoln Oliveira, CEO da Vicar, grupo dono da Stock Car, e pai de Gabriel Bortoleto, participou do Maquinistas, podcast da Máquina do Esporte, no início do ano e projetou o impacto da participação do piloto em Interlagos neste ano.

“O Brasil é um país fanático por corrida, e a gente entende que esse ano vai ser um ano completamente diferente em termos de mídia. Então, a exposição da Fórmula 1 no Brasil vai esquentar bastante porque tem um representante”, afirmou o executivo, no episódio que foi ao ar em fevereiro deste ano.

Os negócios de Gabriel Bortoleto

Atualmente, Gabriel Bortoleto conta com cinco patrocinadores, além da parceria da própria equipe na Fórmula 1, a Stake F1 Team Kick Sauber, e da A14 Management, empresa de gestão de carreira, que tem o também piloto Fernando Alonso como nome principal. A lista de patrocinadores do brasileiro possui Banco BRB, KitKat, Porto, Motorola e Snapdragon.

Com a repercussão gerada pela participação do piloto no Grande Prêmio de São Paulo, algumas das marcas patrocinadoras estão aproveitando para ativar o patrocínio usando Bortoleto como garoto-propaganda.

KitKat

O KitKat, marca de chocolate oficial da Fórmula 1 e que faz parte do portfólio da Nestlé, tem contrato de patrocínio com Bortoleto até 2028 e é uma delas.

Na promoção “Break da Torcida”, o consumidor deve comprar três produtos KitKat e cadastrar a nota fiscal no site da promoção, podendo ganhar prêmios que vão de bonés, camisetas e garrafas térmicas, até ingressos para o GP de São Paulo. O grande prêmio oferecido pela KitKat é um par de ingressos para os três dias do Paddock Club+, serviço de hospitalidade vip de luxo da Fórmula 1, além de um encontro com o próprio Gabriel Bortoleto.

Motorola

A Motorola, por sua vez, promoveu a campanha “Hello Borto”, em uma brincadeira com o slogan tradicional da marca “Hello Moto”. A ação estava atrelada ao lançamento do smartphone Razr 60 Ultra, com gravação na Bienal de São Paulo. 

Além desta campanha, a Motorola também lançou promoções para sortear 140 ingressos para os três dias do GP de São Paulo a consumidores que comprassem os smartphones Edge 60 ou Razr 60.

Motorola e KitKat também se uniram em uma colaboração exclusiva, criando um kit com fones de ouvido Moto Buds Loop e uma versão exclusiva personalizada do smartwatch Moto Watch Fit. Patrocinado pelas duas marcas, Bortoleto divulgou o kit em suas redes sociais.

PicPay

O PicPay, empresa brasileira de serviços financeiros, é um dos patrocinadores da Stake F1 Team Kick Sauber, equipe de Bortoleto. A marca também aproveitou a participação do piloto no Grande Prêmio em Interlagos para realizar uma ação de patrocínio.

A empresa trouxe uma réplica do carro do piloto brasileiro para “passear” por quatro terminais de ônibus da capital paulista até esta semana, a poucos dias do GP em solo nacional. 

Oportunidade

É claro que Gabriel Bortoleto espera um bom desempenho e, consequentemente, um resultado positivo em Interlagos, mas a participação dele na prova pela primeira vez está longe de ser “apenas” isso. O GP de São Paulo apresenta-se como uma oportunidade para o piloto fortalecer parcerias, impulsionar seus negócios e construir sua imagem como novo representante do Brasil na Fórmula 1.

Para as marcas patrocinadoras e para a própria categoria, Bortoleto representa uma oportunidade de ampliar a conexão com o público brasileiro e expandir a base de fãs no país, já que a presença de um representante nacional, algo que já não acontecia há oito anos, é comprovadamente um atrativo importante na modalidade que já trouxe tantas glórias para o Brasil no passado.