O lançamento dos carros de Fórmula 1 é um dos eventos mais aguardados da pré-temporada, porque marca o início do campeonato, concentra atenção global e abre espaço para os fãs acompanharem as novidades dos carros da temporada que está para começar. Em 2026, esse evento ganhou ainda mais peso com a introdução do novo regulamento técnico, ampliando o interesse dos fãs, da mídia e dos patrocinadores em torno de cada revelação.
Nos últimos dias, o WhatsApp aproveitou o momento e apresentou a peça “Built Privately” (“Construído de forma privada”, em tradução livre), em parceria com a Mercedes, uma das equipes mais tradicionais da categoria. A imagem, um carro coberto por um pano verde acompanhado da frase que batiza a ação, atrela a privacidade do desenvolvimento do novo carro com um dos principais atributos do aplicativo, que tem criptografia de ponta a ponta.
A campanha é mais um capítulo de uma parceria iniciada em 2023, quando o WhatsApp se tornou “parceiro oficial de mensagens” da Mercedes. Desde então, a relação evoluiu para diferentes frentes, desde o uso interno do app na operação da equipe e conteúdos exclusivos via WhatsApp Channels e ativações em Grandes Prêmios, até conteúdos como o documentário The Seat, da Netflix, que mostra decisões esportivas sendo conduzidas por mensagens no aplicativo. Tudo isso dialoga com o calendário de lançamentos dos carros, um período típico de expectativa.
No fim, o Built Privately se destaca pela simplicidade, clareza, timing e coerência com propriedade da marca.
O conteúdo desta publicação foi retirado da newsletter semanal Engrenagem da Máquina, da Máquina do Esporte, feita para profissionais do mercado, marcas e agências. Para receber mais análises deste tipo, além de casos do mercado, indicações de eventos, empregos e mais, inscreva-se gratuitamente por meio deste link. A Engrenagem conta com uma nova edição todas as quintas-feiras, às 9h09.
