A Fórmula E já está de olho no retorno a Tóquio para uma segunda corrida na capital japonesa, prevista para 2025. Embora a primeira corrida, o ePrix de Tóquio, esteja programada para 30 de março de 2024, uma data preliminar, 17 de maio de 2025, já está sendo cogitada para a 11ª temporada da categoria que utiliza exclusivamente carros elétricos.
Assim como o evento da 10ª temporada que se aproxima, o ePrix de Tóquio será realizado em colaboração com o Governo Metropolitano da capital japonesa, contribuindo para a promoção do objetivo da cidade de proibir novos veículos a combustão a partir de 2030.
A confirmação de um segundo evento ocorre após a revelação do traçado para o primeiro ePrix de Tóquio. O circuito de 18 curvas e 1,604 milha contornará o Centro Internacional de Exposições de Tóquio, também conhecido como Tokyo Big Sight, próximo ao centro da cidade, com a área dos boxes localizada à beira-mar, na Baía de Tóquio. Será a primeira vez que qualquer série de automobilismo fechará as ruas da cidade para um grande evento.
“Estamos empolgados em apresentar o traçado para o primeiro ePrix de Tóquio e confiamos que criará um desafio único para os 22 pilotos da Fórmula E demonstrarem suas habilidades e proporcionarem aos fãs japoneses uma experiência memorável”, disse Alberto Longo, cofundador e diretor de campeonatos da Fórmula E.
“É uma honra para nós sermos o primeiro campeonato mundial de automobilismo a correr nas ruas da capital japonesa”, acrescentou.
Temporada 2023/2024
A temporada 2023/2024 da Fórmula E começou oficialmente no mês passado, com um teste de quatro dias em Valência, na Espanha, mas a primeira corrida está marcada apenas para 13 de janeiro de 2024, na Cidade do México.
Após isso, um evento de dois dias ocorrerá nas ruas de Riad, na Arábia Saudita, seguido por edições em Hyderabad, na Índia, e São Paulo, no Brasil, antes da corrida inaugural em Tóquio.
Posteriormente, outro evento de dois dias está programado para um local ainda não anunciado na Itália, seguido de etapas em Mônaco e duas rodadas duplas consecutivas em Berlim, na Alemanha, e Xangai, na China. A temporada será encerrada com uma etapa em Portland, no Oregon (EUA), e duas corridas em Londres, na Inglaterra.