Chefe da Fórmula E: ePrix de São Paulo gerará mais de R$ 500 milhões para cidade

A Fórmula E chegará pela primeira vez ao Brasil no próximo fim de semana, com a disputa do ePrix de São Paulo, sexta etapa da temporada 2023. A corrida será realizada no próximo sábado (25), às 14h, em um circuito de rua montado na região do Anhembi, na zona norte da capital paulista.

A corrida entra em seu primeiro ano de disputa com a promessa de que se tornará um evento anual do calendário paulistano e com perspectivas de gerar bastantes negócios para a cidade.

“Fizermos um estudo de impacto econômico [do ePrix de São Paulo] para a cidade, que observa a vinda de todos os visitantes à cidade, o que é gasto na própria organização e produção do evento, viagens, restaurantes e hotéis”, afirmou o espanhol Alberto Longo, chefe da Fórmula E, em entrevista à Máquina do Esporte.

“O cálculo, a priori, é que irá gerar cerca de US$ 100 milhões [R$ 523,85 milhões, na cotação atual] de impacto econômico para a cidade. Mas, obviamente, temos que esperar dois ou três meses depois do evento para que isso seja calculado detalhadamente”, completou o executivo.

Contrato

O Brasil conta com dois pilotos no campeonato, o paulista Lucas di Grassi, da equipe Mahindra, e o mineiro Sérgio Sette Câmara, da NIO. Mas, além disso, pela audiência e interesse do mercado, a vinda da Fórmula E ao Brasil era uma expectativa dos organizadores da categoria, que utiliza exclusivamente carros elétricos.

“Temos um contrato de longo prazo e não pensamos em rompê-lo. A Fórmula E nasceu para estar em São Paulo e, agora que conseguimos, não vamos sair. Essa será a primeira das cinco edições já garantidas do ePrix em São Paulo”

Alberto Longo, chefe da Fórmula E

“Digo para vocês que esperamos em um ou dois anos já começar a negociar o futuro da Fórmula E em São Paulo”, acrescentou.

Alberto Longo, chefe da Fórmula E, que pela primeira vez realizará uma corrida no Brasil – On Board Sports / Divulgação

Patrocínio e visibilidade

Em seu primeiro ano no Brasil, a corrida terá visibilidade em diversas plataformas. Quem não estiver na arquibancada do Anhembi, poderá assistir à corrida pela Band (TV aberta), BandSports (TV fechada), Grande Prêmio (YouTube) e Gaules TV (Twitch).

A etapa de São Paulo conta com o patrocínio local da Enel, SP Turis e São Paulo Anhembi.

“Os patrocinadores têm um camarote para os clientes que fica em frente à reta principal. Também haverá ativações na Fan Village. Os torcedores também poderão ir à nossa área destinada aos fãs e se divertir muito com a família”, comentou o executivo, referindo-se à área comum, com acesso de todo o público, independentemente do ingresso adquirido.

Segundo Longo, a montagem e certificação do circuito de rua para o ePrix na região do Anhembi foi uma das mais tranquilas para os organizadores da Fórmula E.

“Provavelmente foi um dos lugares onde encontramos menos complexidade e complicações. Estamos em uma região onde também temos o Centro de Exposições [do Anhembi] e o Sambódromo. É um local onde muitos eventos são realizados por ano. Há muita expertise em toda a equipe da prefeitura. Foi um dos eventos mais fáceis que já tratamos”, resumiu o espanhol.  

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