Fórmula E alcança 374 milhões de fãs ao redor do mundo após 10ª temporada

10ª temporada da Fórmula E teve o alemão Pascal Wehrlein como campeão - Reprodução / X (@FIAFormulaE)

A Fórmula E, categoria de carros elétricos da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), registrou um aumento de alcance com sua 10ª temporada, que se encerrou há cerca de dois meses e registrou crescimentos de audiência e impacto digital.

A categoria contou com um aumento de 23% na base de fãs e passou a ter média de 374 milhões de pessoas ao redor do mundo interessadas em suas corridas.

A China é um dos mercados em que a competição de carros elétricos mais se destaca, com 118 milhões de fãs. No Brasil, a categoria calcula ter um público de 11 milhões de pessoas.

“Estou muito feliz em revelar esses resultados que demonstram o crescimento contínuo da nossa base de fãs em todo o mundo, bem como o aumento da nossa audiência global na TV e seguidores nas redes sociais”, disse Jeff Dodds, CEO da Fórmula E.

Os dados são provenientes da Kantar Sport (para métricas de audiência de TV), Conviva/Hookit (para análises de mídia social) e Google Analytics (para uso de site e aplicativo).

Audiência

Em 2024, a categoria teve audiência de 105 milhões de pessoas. Com isso, a Fórmula E passou a ter uma audiência televisiva global acumulada de 491 milhões de pessoas ao redor do mundo, o que representa um aumento de 35%.

A etapa de Mônaco bateu o recorde de audiência da categoria, com 40 milhões de espectadores. Dos 16 ePrix do calendário, seis registraram uma audiência superior ao recorde da temporada passada (31 milhões de espectadores).

Digital

Em sua 10ª temporada, a Fórmula E impulsionou o impacto digital por meio da produção de conteúdos de mídia social com pilotos, equipes, parceiros e convidados. O movimento deu resultado, e a categoria observou um crescimento de 20% de seguidores em suas redes.

Considerando-se todas as principais plataformas em que possui um perfil oficial (Facebook, X, Instagram e TikTok), a Fórmula E acumula mais de 4 milhões de seguidores, com o Facebook sendo responsável por 1,5 milhão.

Com as 16 corridas no calendário, a categoria gerou mais de 1 bilhão de impressões nas plataformas de mídia social. Houve um crescimento de 147% nas visualizações de vídeos nas plataformas operadas pela Fórmula E, que incluem redes sociais, site e aplicativo.

Futuro

Na próxima temporada, a Fórmula E contará com 17 corridas, o maior número de sua história. A primeira etapa acontecerá em São Paulo (SP), no dia 7 de dezembro.

“Ainda somos ambiciosos e estamos planejando um ano ainda maior para a 11ª temporada, que começa em apenas alguns meses. Graças à nossa base de fãs, nossos parceiros e emissoras, continuaremos a ultrapassar os limites”, exaltou Jeff Dodds.

Além de mudanças no calendário, a 11ª temporada também terá alterações nos carros da categoria. A Fórmula E estreará sua nova geração de veículos elétricos de corrida, que apresentarão melhores sistemas de aceleração e frenagem regenerativa, entre outros.

“[O campeonato] também será o mais rápido até agora, pois lançamos nosso carro Gen3 Evo, capaz de ir de 0 a 100 km/h em 1,82 segundo, o que promete corridas mais divertidas na nossa temporada”, concluiu o CEO.

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