A Fórmula E confirmou que o Google Cloud será o dono dos naming rights do E-Prix de São Paulo de 2025/2026. A corrida abrirá a 12ª temporada do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E. Com a novidade, o evento passa a ser chamado de E-Prix Google Cloud de São Paulo.
Na última temporada, a Fórmula E e o Google Cloud anunciaram uma parceria voltada para inteligência artificial (IA) e tecnologia. A duração e o valor do contrato não foram divulgados pelas partes.
“Estamos muito entusiasmados em receber o Google Cloud como parceiro titular do E-Prix de São Paulo”, afirmou Tiziana Di Gioia, diretora de receitas da Fórmula E.
“Essa colaboração aprofundada vai além da pista de corrida, com base na nossa parceria em IA e tecnologia, e exemplifica o nosso compromisso conjunto em promover inovação, sustentabilidade e progresso tecnológico”, completou.
Os recursos da empresa estão sendo aplicados para apoiar o campeonato, incluindo o uso das plataformas Vertex AI e Gemini.
Tecnologia
Como parte da nova fase da parceria, o “agente de estratégia”, desenvolvido com o Gemini, será integrado às transmissões ao vivo. A ferramenta fornecerá dados, previsões e explicações durante as corridas, ajudando na compreensão sobre o desempenho dos pilotos e as estratégias das equipes.
“Nossa missão em São Paulo é mostrar como a IA pode capacitar as pessoas, sejam elas estudantes em nossas salas de aula ou fãs assistindo em casa”, comentou Oliver Grundy, diretor do grupo de marketing de nuvem do Google Cloud no Reino Unido e Irlanda.
“O ‘agente de estratégia’ é uma extensão desse compromisso: ele usa o Gemini para transformar dados complexos em insights imediatos e compreensíveis”, acrescentou.
Capacita+
O Google Cloud também realizará o Capacita+ Day, iniciativa que buscará treinar 200 mil pessoas em inteligência artificial em um único dia na América Latina.
Em São Paulo (SP), haverá uma aula presencial para 1.600 alunos no Centro de Convenções, além de atividades em 50 universidades de dez países e transmissão on-line. O objetivo é estabelecer o recorde mundial para a maior aula híbrida simultânea de IA.
Ingressos
A abertura da 12ª temporada da Fórmula E acontecerá no próximo sábado (6), no Sambódromo do Anhembi, localizado na zona norte da capital paulista.
O público esperado é de mais de 22 mil pessoas, com programação que inclui simuladores de corrida, experiências gastronômicas e shows na Fan Village.
Dois pilotos brasileiros estarão na pista: Felipe Drugovich, campeão da Fórmula 2 em 2022, fará sua estreia pela Andretti, enquanto Lucas di Grassi seguirá na Lola Yamaha ABT.
Os ingressos estão disponíveis a partir de R$ 174,50 pela plataforma Fever. Há também a opção de ingresso solidário, com desconto mediante doação para a iniciativa Voz dos Oceanos, que atua no combate à poluição plástica nos mares.
Serviço
E-Prix Google Cloud de São Paulo
Data: 6 de dezembro (sábado)
Horário: A partir das 7h
Local: Sambódromo do Anhembi, em São Paulo (SP)
Classificação etária: Livre (menores de 16 anos acompanhados por um responsável)
Ingressos: A partir de R$ 174,50 (vendas no site da Fever)
