A Fórmula E anunciou, nesta quarta-feira (7), mais uma prova inédita para a temporada 2023. Dessa vez, a escolhida foi Portland, no estado norte-americano do Oregon, que será a quarta cidade do país a receber a categoria após Long Beach, Miami e Nova York.
Com o anúncio, a Fórmula E mantém os Estados Unidos no calendário, o que sempre foi um objetivo dos organizadores. O país é um dos mercados mais importantes para a categoria de carros elétricos e recebeu ao menos uma corrida em todas as temporadas da história da F-E, com exceção de 2020, quando a categoria, assim como todo o esporte mundial, foi afetada pela pandemia de Covid-19.
A prova em Portland está marcada para 24 de junho e será a 12ª da temporada, que terá ainda outras três novidades: Hyderabad (Índia), Cidade do Cabo (África do Sul) e São Paulo (Brasil). Nas pistas, a categoria terá a estreia de marcas como McLaren e Maserati, assim como dos carros Gen3, considerados os elétricos mais rápidos e sustentáveis já produzidos, que serão capazes de recuperar 40% da energia durante as próprias corridas e chegarão a até 320km/h.
“Estamos entusiasmados em trazer o principal campeonato mundial de automobilismo elétrico para Portland pela primeira vez em junho do próximo ano. Há uma grande e apaixonada base de fãs de esportes profissionais na cidade, juntamente de fortes credenciais ecológicas que fazem de Portland um anfitrião perfeito para o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E”, destacou Alberto Longo, cofundador e diretor geral da categoria.
“Os EUA continuam sendo um mercado importante para a Fórmula E. Estamos muito satisfeitos em manter essa presença e atrair um novo público na região noroeste do Pacífico para o automobilismo totalmente elétrico”, complementou o executivo.
De acordo com a Fórmula E, com o acordo com Portland, o calendário 2023 está fechado. Ao todo, serão 16 provas em 11 cidades espalhadas pelo mundo. Diriyah (Arábia Saudita), Berlim (Alemanha), Jacarta (Indonésia), Roma (Itália) e Londres (Reino Unido) receberão rodadas duplas. A temporada 2023 terá início no dia 14 de janeiro, na Cidade do México.
Veja abaixo o calendário completo: