O Campeonato Mundial de Fórmula E terá novidades no calendário na temporada 2023. Pela primeira vez, a categoria contará com uma prova na Cidade do Cabo, na África do Sul. A corrida será em 25 de fevereiro.
A inclusão foi aprovada pelo conselho da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), em reunião realizada nesta quarta-feira (19), em Londres, na Inglaterra. Com a decisão, Cidade do Cabo junta-se a Hyderabad, na Índia, e São Paulo, no Brasil, como novos locais que receberão provas da 9ª temporada do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA, que estreará na Cidade do México, em 14 de janeiro do ano que vem. A corrida na capital paulista está prevista para ocorrer no dia 25 de março de 2023.
“Estamos entusiasmados em anunciar a Cidade do Cabo como um novo destino para nossa 9ª temporada. Nossos parceiros locais estão trabalhando incrivelmente duro para trazer uma corrida do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA para a cidade, e mal podemos esperar para ver os futuristas carros de corrida Gen3 competindo no icônico cenário natural de Table Mountain”, afirmou Alberto Longo, cofundador e diretor geral do campeonato.
Seul fora da temporada
Outras novidades são que Berlim, na Alemanha, sediará um fim de semana de corrida dupla, nos dias 22 e 23 de abril, enquanto as duas provas anunciadas anteriormente para Seul, na Coreia do Sul, foram removidas do calendário.
“O trabalho de renovação no Estádio Olímpico de Seul, local das nossas primeiras corridas na Coreia do Sul no início deste ano, impedirá que retornemos para lá na próxima temporada, como planejado originalmente. Por isso, estamos explorando outras opções na Coreia do Sul para substituir esse local. Também estamos em discussões ativas com mais cidades e locais do mundo para sediar um evento em outra data, sem uma localização confirmada”, disse Longo.
Ao todo, serão 17 corridas. Os locais da 10ª e 13ª etapas do ano que vem ainda estão sendo definidos e serão anunciados em breve. A 9ª temporada marcará o início da terceira geração de veículos do campeonato. O Gen3 vem sendo anunciado como o carro de corrida elétrico mais rápido, leve, potente e eficiente já construído.