A Fórmula E iniciou, nesta segunda-feira (11), a pré-venda de ingressos para o E-Prix de São Paulo, marcado para 6 de dezembro. Pelo segundo ano consecutivo, a capital paulista será palco da abertura da temporada do Campeonato Mundial de carros elétricos.
Segundo os organizadores, o evento tem registrado aumento de público a cada edição, consolidando sua presença no calendário esportivo da capital paulista.
“Acho que as duas últimas temporadas em São Paulo foram um grande sucesso em termos de vendas”, afirmou Alberto Longo, cofundador e organizador-geral da Fórmula E, em entrevista coletiva on-line realizada também nesta segunda-feira (11) e da qual a Máquina do Esporte participou.
“Não se pode esquecer que, há três anos, éramos basicamente desconhecidos na região. A cada ano, vemos um aumento no número de pessoas assistindo às corridas”, acrescentou.
Contrato
A organização da Fórmula E negocia a extensão do contrato com a cidade de São Paulo, visando a ampliar o alcance da competição no Brasil. O acordo atual vai até a temporada 2026/2027.
“Teremos um contrato de longo prazo com a cidade de São Paulo, que tem se mostrado muito interessada em estender o acordo inicial. Agora, estamos em negociações para ir ainda mais longe”, contou Longo.
A permanência da etapa na capital paulista é considerada estratégica para o crescimento da modalidade no país.
“Essa estabilidade no calendário é absolutamente fundamental para que possamos continuar sendo observados e tendo cada vez mais fãs no país e especialmente na cidade de São Paulo”, destacou o executivo.
Expansão
De acordo com números revelados por Longo, a Fórmula E conta com cerca de 9,5 milhões de fãs no Brasil, dos quais 5,2 milhões são considerados mais fanáticos. Esse grupo é quem acompanha ao menos três ou quatro corridas por temporada.
“Temos que levar em conta que somos um esporte com apenas 11 anos de existência”, ponderou Longo, lembrando que a Fórmula E vai apenas para a sua 12ª temporada.
O perfil do público brasileiro que acompanha a Fórmula E também chama atenção pela diversidade.
“Temos 58% de [fãs] homens e 42% de mulheres, o que também é inédito no automobilismo. Isso nos deixa muito orgulhosos. Mas há uma base de 50 milhões de fãs [de automobilismo] no Brasil. Então, ainda há muito espaço para crescer, e é isso o que estamos buscando”, disse o espanhol.
A meta da organização é ampliar seu alcance no país, seja com um calendário regular, seja com ativações sendo realizadas ao longo do ano. Uma das iniciativas foi a contratação da jornalista e influenciadora digital Letícia Datena para produzir conteúdos focados na categoria no decorrer de todo o ano, não apenas durante o período do E-Prix de São Paulo.
“Queremos atingir não só esses 50 milhões, mas ir mais longe e tentar fazer com que pessoas que nunca foram fãs de automobilismo também se tornem”, concluiu o executivo.