A vodca Stoli patrocina a equipe Maserati MSG Racing na Fórmula E interessada na visibilidade da categoria e em se aproximar de alguns valores importantes da escuderia que também são relevantes para a marca de bebidas alcoólicas, cuja sede fica na Letônia. A empresa de bebidas é parceira desde 2014 da escuderia, que se chamava Rokit Venturi Racing até o ano passado.
“Há três aspectos principais para termos o patrocínio ou uma parceria com a Maserati. Temos negócios em 170 países, e a Maserati também é uma marca global, que tem operações em mais de 150 países”, contou Marcelo Salinas, líder de marketing da Stoli para a América Latina.
“Para nós, também foi muito importante porque a Maserati apoia o uso de energia sustentável. Eles são muito atualizados quanto a isso. Também estão próximos da comunidade LGBT e em tudo o que tem a ver com inclusão. E nós, como marca, buscamos realmente dar voz a todas as pessoas que estão lutando por essas causas para termos um mundo melhor”, completou Salinas.
Neste ano, pela primeira vez, a Stoli ganhará visibilidade no Brasil, que terá a primeira edição do ePrix de São Paulo, que será disputado neste sábado (25), às 14h, no circuito de rua montado na região do Anhembi, na zona norte da capital paulista.
“Estamos supercontentes em estar por aqui. O Brasil é um país que tem pilotos muito importantes. Obviamente, o futebol é o esporte mais importante. Mas o automobilismo tem bastante relevância”, afirmou Salinas.
“A vinda da Fórmula E ao Brasil vai mostrar a importância da energia renovável, cuidando de fato do meio ambiente, que é o que buscam as novas gerações. Essa é uma das razões pelas quais temos parceria com a Maserati”
Marcelo Salinas, líder de marketing da Stoli para a América Latina
Retorno de patrocínio
Nas temporadas anteriores da Fórmula E, a Stoli utilizou a vodca Elit, voltada ao público premium, para ativar seu patrocínio. A partir desta temporada, porém, a empresa, que tem sede na Letônia, decidiu usar seu produto principal, a Stoli Vodka, com maior apelo comercial, nas ações com o automobilismo.
A parceria com a equipe de Fórmula E ajudou a promover os negócios da Stoli em escala global. Segundo a empresa, ao longo da temporada passada, novos clientes foram conquistados nos principais mercados. No México, no mês seguinte ao ePrix local, as vendas da vodca Elit aumentaram 90% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Em Jacarta, na Indonésia, foram obtidas cinco novas contas após a corrida. Em Mônaco, a Stoli ganhou 47 novos locais de venda. Já no Reino Unido, seis clientes aumentaram a quantidade de pedidos da vodca Elit, além de diversificar o portfólio.
Fora isso, a marca teve um alcance de 4,2 milhões de pessoas no Instagram, gerado por influenciadores durante os finais de semana de corrida, e de 53 milhões de torcedores por meio de visibilidade na mídia.
Campeonato
Em 2023, a equipe Maserati de Fórmula E conta com os pilotos Edoardo Mortara (Suíça) e Maximilian Gunther (Alemanha). Mortara é o 19º colocado na classificação geral da temporada, com 3 pontos. Gunther ainda não pontuou na atual temporada.
Neste ano, a categoria possui dois pilotos brasileiros. Lucas Di Grassi, da equipe Mahindra, está em 10º lugar, com 18 pontos. Já Sérgio Sette Câmara, da NIO, é o 15º colocado, com dez pontos.