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Presidente da Fórmula E pede investigação sobre aquisição da MotoGP pela Liberty Media

Alejandro Agag acredita que empresa terá poder excessivo nas negociações de direitos de transmissão

MotoGP foi adquirida pela Liberty Media, dona da Fórmula 1, por € 4,2 bilhões - Reprodução / Instagram (@motogp)

A aquisição da MotoGP pela Liberty Media causou incômodo em Alejandro Agag, presidente da Fórmula E. O executivo pediu à Comissão Europeia que investigue o negócio com atenção.

A empresa norte-americana comprou, em abril, 86% da MotoGP por € 4,2 bilhões. Ao jornal Financial Times, Agag apontou que a Liberty Media, por também ser dona da Fórmula 1, terá poder excessivo na negociação de direitos de transmissão, caso o acordo seja concluído, algo esperado para acontecer até o final do ano.

“Do ponto de vista da lei da concorrência, acho que há desafios significativos. A alavancagem que essa fusão dará à entidade resultante em termos de negociação com as emissoras será significativa, e acho que a Comissão Europeia analisará esse acordo com muito cuidado”, disse o executivo.

Apesar do questionamento, Agag não pede o cancelamento da fusão. O presidente da categoria de carros elétricos acredita apenas que será necessário estabelecer critérios para garantir uma competição justa no mercado.

“Não vamos tentar vender o produto no mercado de TV como um só. Há um mercado crescente para entretenimento audiovisual muito além dos esportes, e esta transação aumentará a capacidade da MotoGP de competir neste mercado. Estamos confiantes de que a Comissão Europeia entenderá a natureza dinâmica do mercado e aprovará a transação”, disse anteriormente Greg Maffei, CEO da Liberty Media, ao Financial Times.

O posicionamento de Agag ocorre mesmo diante do fato da principal acionista da Fórmula E, a Liberty Global, possuir relações com a Liberty Media. Ainda que sejam empresas diferentes, ambas possuem participação significativa do bilionário John Malone.

Não é a primeira vez que F1 e MotoGP se envolvem em fusões como esta. Antes da Liberty Media, a dona da F1 era a CVC Capital Partners. Quando adquiriu a categoria, a empresa foi obrigada a vender a MotoGP por decisão de órgãos reguladores de competição da União Europeia.