A Amazon iniciou sua atuação no futebol feminino em 2025, mas esse investimento veio para ficar. Durante o “Fórum Futebol Feminino – 2027: O jogo é em casa”, realizado pela Máquina do Esporte e as Dibradoras nesta segunda-feira (17), no Teatro ESPM, na sede da ESPM, em São Paulo (SP), a gigante tecnológica apresentou suas estratégias voltadas à modalidade.
“Quando começamos a falar de futebol feminino na Amazon, queríamos muito entrar nesse território, desde que tivéssemos um plano claro, sabendo onde queríamos chegar”, explicou Lillian Dakessian, que comanda área de marca e de marketing da massa da empresa no Brasil.
De acordo com a executiva, apesar de operar no país há cerca de uma década, apenas mais recentemente, no fim de 2020, é que a Amazon passou a investir na promoção de sua marca.
Os patrocínios ao futebol representaram, nesse sentido, um caminho natural para a empresa se conectar ao público brasileiro. Com o futebol feminino, porém, a gigante tecnológica busca ir além.
“A Amazon é uma agente de aceleração do futebol feminino. É uma marca global que investe com consistência na modalidade, ajudando a despertar o olhar de outras marcas para esse esporte”, pondera Lilian.
Transformar jogadoras em ídolos
Durante apresentação, a gerente de marca, mídias sociais, cultura e experiência da comunidade da Amazon, Milena Braune, apresentou o case envolvendo o time de atletas patrocinadas pela empresa, no país.
O “squad”, que conta com 11 jogadoras de diferentes times, foi convidado a gravar uma música da década de 1940, época em que o futebol feminino foi proibido no Brasil, sob o argumento sem base científica de que seria prejudicial à saúde das mulheres.
“Essa música foi proibida nos anos 1940, justamente por exaltar a força e a garra das mulheres. Então, mais do que colocar uma pessoa para cantar, chamamos nossas 11 atletas para que fizessem isso. E assim elas puderam sentir na pele aquela situação”, disse Milena.
“É uma sensação mágica poder ver a evolução do futebol feminino e dessas atletas, que abrem uma avenida para as próximas gerações brilharem nesse esporte”, prosseguiu.
Segundo Lilian, o objetivo da Amazon, com o patrocínio às jogadoras, é garantir maior visibilidade a elas, para que possam também alcançar o status de ídolos do esporte, em um nível similar ao que hoje é observado no futebol masculino.
“Esse trabalho é feito de forma consistente durante o ano todo, e não apenas em momentos pontuais. As atletas protagonizam desde conteúdos simples contando como utilizam a Amazon, até vídeos mais profundos que abordam as dificuldades enfrentadas por elas”, afirmou a executiva.
Segundo ela, a empresa também oferece treinamento de mídias sociais para as jogadoras patrocinadas, para que possam avançar em sua atuação nas plataformas.
Lilian também garantiu que o investimento da Amazon no futebol feminino, que inclui ainda patrocínios a transmissões e campeonatos, é consistente e veio para ficar. “Vamos continuar em 2026, 2027, 2028, e assim por diante”, disse.
O “Fórum Futebol Feminino – 2027: O jogo é em casa” tem os patrocínios de Nike e Amazon, além dos apoios de Genial Investimentos, Administração ESPM e Fotop.
