O Kansas City Current, equipe da National Women’s Soccer League (NWSL), terá um projeto de desenvolvimento de talentos de futebol feminino no Brasil. A equipe norte-americana anunciou uma parceria com a cidade de Itu, no interior de São Paulo.
Com isso, o Kansas City Current se tornará a primeira franquia da liga norte-americana de futebol feminino a explorar diretamente o mercado brasileiro de jovens talentos na modalidade.
O projeto se chama “A Teal Rising Academy Brazil” e atenderá inicialmente meninas nas categorias Sub-15 e Sub-17. A intenção é que a iniciativa esteja ativa ainda no primeiro semestre de 2026.
“Lançar a Teal Rising Academy no Brasil é uma poderosa extensão de quem somos como clube. Esta academia é uma parte importante da nossa visão de múltiplos clubes e da nossa crença de que o futuro do futebol feminino é global”, comentaram Angie e Chris Long, coproprietários do Kansas City Current.
“O Brasil tem uma das culturas futebolísticas mais ricas do mundo, e temos orgulho de investir em jovens jogadoras, oferecer oportunidades e construir caminhos significativos para a próxima geração”, acrescentaram.
Estrutura
A Teal Rising Academy Brazil terá sua base próxima ao Estádio Municipal Dr. Novelli Júnior, casa do Ituano, com instalações iniciais que incluem dois campos de treinamento oficiais, quatro vestiários e espaços dedicados a reuniões, visando a apoiar tanto o desenvolvimento em campo quanto a formação fora dele.
A academia oferecerá treinamento durante todo o ano, acompanhamento profissional e programas de desenvolvimento alinhados com a estrutura técnica do Kansas City Current, bem como os padrões de ciência do esporte e ênfase em caráter, liderança e educação.
“Esta academia tem como objetivo proporcionar oportunidades, acesso e desenvolvimento a longo prazo. Ao focarmos em atletas Sub-15 e Sub-17, estamos investindo desde cedo na trajetória do esporte e criando uma conexão clara com o futebol profissional”, apontou Ryan Dell, gerente-geral do Kansas City Current.
A academia servirá como pilar na estratégia global de desenvolvimento de jovens talentos da equipe, oferecendo oportunidades para identificação de talentos, formação de treinadores e intercâmbio cultural entre Kansas City e o Brasil.
Evolução
A entrada de uma equipe da NWSL, uma das principais ligas de futebol feminino do mundo, no Brasil demonstra a evolução do mercado nacional. O olhar do Kansas City Current exalta o potencial do país em gerar talento para a modalidade feminina da mesma forma que gera entre os homens.
O movimento se soma com o momento propício para o desenvolvimento do futebol feminino brasileiro, potencializado pela realização da Copa do Mundo Feminina de 2027, que terá o Brasil como sede, entre outras questões.
