Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / Negócios

777 Partners, que quer comprar SAF do Vasco, adquire Red Star, da França

Investidora americana terá 100% das ações do time sediado em Paris, que foi fundado por Jules Rimet

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 07/04/2022, às 13h01 - Atualizado às 13h05

777 Partners adquirirá 100% do Red Star, time tradicional de Paris que atualmente joga a terceira divisão da França - Reprodução / Instagram (@redstarfc)
777 Partners adquirirá 100% do Red Star, time tradicional de Paris que atualmente joga a terceira divisão da França - Reprodução / Instagram (@redstarfc)

A 777 Partners, que já assinou memorando de compra de 70% da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Vasco, está perto de adquirir o histórico Red Star, atualmente na terceira divisão da França. O clube, com sede em Paris, foi fundado em 1897 por Jules Rimet, ex-presidente da FIFA e criador da Copa do Mundo.

Atualmente, o Red Star é controlado pelo produtor de cinema Patrice Haddad, que venderá 100% das ações do clube ao fundo de investimentos americano. Segundo informou a equipe, a escolha pela 777 Partners aconteceu “pela qualidade do seu projeto, que se assenta em uma política desportiva ambiciosa, respeitadora da identidade do clube e sustentada por investimentos adequados“.

“Perante a nova estrutura dos campeonatos que está ganhando forma [a Ligue 2, equivalente à segunda divisão, será reduzida para 18 times em 2024/2025] e os meios necessários para continuar com nosso projeto de desenvolvimento, era meu dever considerar esse interesse demonstrado pelo clube”, afirmou Haddad.

Além da redução no número de times na segunda divisão, a Federação Francesa de Futebol (FFF) planeja profissionalizar a terceira divisão. Na Ligue 1, a divisão de elite do país, haverá redução para 18 clubes a partir da temporada 2023/2024.

Josh Wander, fundador e sócio da 777 Partners, afirmou que o interesse na compra do Red Star se deveu pela “identidade única“ do time, e que a investidora apoiará o crescimento do clube “respeitando suas tradições“.

Atualmente, a 777 Partners é sócia minoritária do Sevilla, quarto colocado do Campeonato Espanhol, com 57 pontos, mesmo número do vice-líder Barcelona e do Atlético de Madrid, terceiro colocado.

A empresa também comprou o Genoa, dono de nove títulos do Campeonato Italiano (só perde para Juventus, Internazionale e Milan), no ano passado, por € 150 milhões. A equipe de Gênova, porém, é a vice-lanterna da competição nesta temporada e caminha para o rebaixamento à segunda divisão.

Em março, a investidora colocou mais um clube em seu portfólio: o Standard Liège, da Bélgica, em uma transação cujos detalhes financeiros não foram divulgados. A 777 Partners comprou 100% da equipe, dona de dez títulos do Campeonato Belga, torneio que não conquista desde 2009.

Além de clubes de futebol, a 777 Partners investe em outras áreas da indústria do esporte. Atualmente, é dona do London Lions, da liga inglesa de basquete, e também é acionista da OTT Fanatiz, dona dos direitos de transmissão do Campeonato Argentino na Espanha.