Existem momentos em que acertar o timing para uma ação é fundamental. Na última terça-feira (28), as redes sociais e as mídias de esporte e celebridades entraram em alvoroço após uma postagem conjunta no Instagram de Vinicius Jr. e da influenciadora Virginia Fonseca.
Nela, ambos confirmaram o início do namoro. Até o momento, a postagem tem mais de 12 milhões de curtidas e 1,2 milhão de comentários. O anúncio gerou uma avalanche de notícias e se tornou um dos assuntos mais comentados do dia.
Poucas horas depois, a Betnacional, que tem Vini Jr. como embaixador, publicou um vídeo com uma declaração de amor em primeira pessoa feita pelo astro do Real Madrid. Nela, o jogador diz que decidiu se declarar e lista alguns atributos de sua paixão. No final, recebe uma bola e a beija, brincando que todo brasileiro é apaixonado por futebol.
O vídeo foi compartilhado no Instagram da marca e também no intervalo do Jornal Nacional, da TV Globo. A ação foi produzida em tempo recorde pela Lean Agency, agência de publicidade responsável pela estratégia da Betnacional.
A agilidade da Lean
Newton Neto, sócio-fundador da agência, e Anselmo Albuquerque, CEO da Lean, contaram à Máquina do Esporte como a ação foi executada de forma tão ágil. Confira abaixo:
Máquina do Esporte (MDE): Como surgiu a ideia de transformar um momento pessoal do embaixador em uma oportunidade de comunicação para a marca em tão pouco tempo?
Newton Neto: Nosso embaixador não é apenas um dos melhores jogadores do mundo, mas uma das personalidades mais influentes da atualidade. Dessa forma, temos como obrigação monitorar todos os seus passos. Entretanto, este é um assunto de cunho pessoal, uma decisão do Vini para a sua vida. Por nossa relação estreita com ele, acompanhamos tudo e, quando foi possível, publicamos o conteúdo de oportunidade e veiculamos o material na TV aberta.
MDE: Quais foram os principais desafios criativos e operacionais para colocar a campanha no ar em apenas algumas horas após o anúncio do namoro?
Newton Neto: Nós tínhamos produzido este VT de oportunidade, pois a vida amorosa de Vini Jr. era um dos tabus que elegemos trabalhar na comunicação da marca. Portanto, quando o atleta anunciou seu início de namoro, nossa equipe de criação enxergou a oportunidade de veiculação, e acionaram o departamento de mídia, que por sua robustez e capacidade operacionalizou tudo em tempo recorde.
MDE: De que forma a Lean tem estruturado seus processos internos para responder com tanta velocidade a movimentos culturais e comportamentais como esse?
Anselmo Albuquerque: Nosso monitoramento é 24/7. Com a tão falada economia da atenção, entendemos que o consumidor se relaciona com a marca em diversos pontos de contato. Exatamente por isso, nossa estratégia se inicia nas redes sociais e culmina no programa de maior audiência da TV brasileira.
MDE: O que essa ação representa para a parceria entre Lean e Betnacional, especialmente em termos de estratégia de conteúdo e construção de marca em tempo real?
Anselmo Albuquerque: Estamos com a Betnacional desde o momento zero. Atuar nas oportunidades sempre foi algo presente na estratégia de comunicação da marca. E é claro que tudo isso passa por uma equipe totalmente focada na interpretação de dados gerados pelas melhores ferramentas, que resulta em uma resposta criativa como esta.
