Existem momentos em que acertar o timing para uma ação é fundamental. Na última terça-feira (27), as redes sociais e as mídias de esporte e celebridades entraram em alvoroço após uma postagem conjunta no Instagram de Vinicius Jr. e da influenciadora Virginia Fonseca.
Nela, ambos confirmavam o início de namoro. A postagem tem mais de 12 milhões de curtidas e 1,2 milhão de comentários. O anúncio gerou uma avalanche de notícias e se tornou um dos assuntos mais comentados no dia.
Poucas horas depois, a Betnacional, que tem Vini Jr. como embaixador, publicou um vídeo com uma declaração de amor em primeira pessoa feita pelo astro do Real Madrid. Nela, o jogador diz que decidiu se declarar e lista alguns atributos de sua paixão. No final, recebe uma bola e a beija, brincando que todo brasileiro é apaixonado por futebol.
O vídeo foi compartilhado no Instagram da marca e, ainda, no intervalo do Jornal Nacional, da TV Globo. A ação foi produzida em tempo recorde pela Lean Agency, agência de publicidade responsável pela estratégia da Betnacional.
A agilidade da Lean
Newton Neto, sócio-fundador da agência, e Anselmo Albuquerque, CEO da Lean, contaram à Máquina do Esporte como a ação foi executada de forma tão ágil. Confira abaixo.
Máquina do Esporte: Como surgiu a ideia de transformar um momento pessoal do embaixador em uma oportunidade de comunicação para a marca em tão pouco tempo?
Newton Neto: Nosso embaixador não é apenas um dos melhores jogadores do mundo, mas uma das personalidades mais influentes da atualidade. Dessa forma, temos como obrigação monitorar todos os seus passos. Entretanto, este é um assunto de cunho pessoal, uma decisão do Vini para a sua vida. Por nossa relação estreita com ele, acompanhamos tudo e, quando foi possível, publicamos o conteúdo de oportunidade e veiculamos o material na tv aberta.
ME: Quais foram os principais desafios criativos e operacionais para colocar a campanha no ar em apenas algumas horas após o anúncio do namoro?
Newton Neto: Nós tinhamos produzido este VT de oportunidade, pois a vida amorosa de Vini Jr. era um dos tabus que elegemos trabalhar na comunicação da marca. Portanto, quando o atleta anunciou seu início de namoro, nossa equipe de criação enxergou a oportunidade de veiculação e acionaram o departamento de midia, que por sua robustez e capacidade operacionalizou tudo em tempo recorde.
ME: De que forma a Lean tem estruturado seus processos internos para responder com tanta velocidade a movimentos culturais e comportamentais como esse?
Anselmo Albuquerque: Nosso monitoramento é 24/7. Com a tão falada economia da atenção, entendemos que o consumidor se relaciona com a marca em diversos pontos de contato. Exatamente por isso, nossa estratégia se inicia em redes sociais e culmina no programa de maior audiência da TV brasileira.
ME: O que essa ação representa para a parceria entre Lean e Betnacional, especialmente em termos de estratégia de conteúdo e construção de marca em tempo real?
Anselmo Albuquerque: Estamos com a Betnacional desde o momento zero. Atuar nas oportunidades sempre foi algo presente na estratégia de comunicação da marca. Claro que tudo isso passa por uma equipe totalmente focada na interpretação de dados gerados pelas melhores ferramentas que resulta em uma resposta criativa como esta.

 
                             
                         
                        