Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / Licenciamento

Adidas lança Al Rihla, bola oficial da Copa do Mundo do Catar 2022

Empresa é responsável pelo produto para o Mundial da FIFA pela 14ª vez consecutiva

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 30/03/2022, às 10h09 - Atualizado às 10h11

Al Rihla, que significa "A Jornada" em árabe, será a bola oficial da Copa do Mundo do Catar 2022 - Divulgação / Adidas
Al Rihla, que significa "A Jornada" em árabe, será a bola oficial da Copa do Mundo do Catar 2022 - Divulgação / Adidas

A Adidas revelou, nesta quarta-feira (30), a Al Rihla, bola que será usada na Copa do Mundo do Catar 2022. É a 14ª vez seguida que a bola oficial do Mundial da FIFA é criada pela marca alemã.

“O jogo está ficando mais rápido e, à medida que acelera, precisão e estabilidade em voo se tornam criticamente importantes. O novo design permite que a bola mantenha uma velocidade significativamente maior durante sua trajetória no ar“, contou Franziska Loeffelmann, diretora de design da divisão de materiais e estampas de futebol da Adidas.

“Nossa meta foi tornar o impossível, possível, utilizando inovação radical para criar a bola mais rápida e precisa da Copa do Mundo até hoje, à altura do maior palco esportivo mundial”, acrescentou a executiva.

Projetada de dentro para fora usando dados obtidos a partir de testes nos laboratórios da marca, em túneis de vento e no gramado, a bola Al Rihla oferece, segundo a Adidas, “alto nível de precisão e confiabilidade no campo de jogo”.

Entre as características da bola está o CTR-Core, um núcleo calibrado para melhorar a precisão, auxiliando a aceleração do jogo. A bola possui cobertura de poliuretano, com macro e microtexturas e um novo design com painel de 20 gomos.

De acordo com a marca, a bola foi projetada para respeitar o meio ambiente, com todos os componentes considerados, e com a bola utilizando exclusivamente tintas e colas à base de água.

Al Rihla em árabe é traduzido como “A Jornada“ e traz inspiração da arquitetura, das tradicionais embarcações e da bandeira do Catar. O lançamento marca o início da jornada da Al Rihla para dez cidades do mundo, onde a Adidas fará uma série de ações para melhorar o acesso ao esporte em locais como Dubai, Tóquio, Xangai, Cidade do México e Nova York, entre outros. No Brasil, a marca realizará um evento no final da tarde desta quarta-feira (30), na Arena Heliópolis, em São Paulo.

“Na Adidas, acreditamos que o esporte pertence a todos e estamos ativamente comprometidos a melhorar o acesso e a equidade da nossa comunidade global de jogadores de futebol. Como parte desse engajamento, a Al Rihla, em sua jornada ao redor do mundo, apoiará as comunidades locais gerando iniciativas destinadas a criar um impacto a longo prazo em prol das comunidades de base e além“, afirmou Nick Craggs, gerente geral de futebol da Adidas.

A Al Rihla já está disponível para venda no e-commerce da Adidas por R$ 499,99 na versão réplica e R$ 999,99 na versão oficial. A Adidas divulgou que 1% das vendas líquidas da bola será destinado a projetos sociais.