A LaLiga, que controla as duas primeiras divisões espanholas de futebol, terá uma queda no crescimento de suas receitas na temporada 2023/2024. Segundo um relatório produzido pelo Observatório Setorial DBK, da Informa D&B, as competições, juntas, deverão ter um faturamento de € 4,05 bilhões, o que representaria um crescimento de 1,6%, menos do que o observado na temporada anterior.
Em 2022/2023, sem considerar os valores obtidos com transferências de jogadores, a LaLiga obteve receita de € 3,985 bilhões, o que representou um crescimento de 8,7% em relação ao campeonato anterior, superando os faturamentos de antes da pandemia de Covid-19.
Os clubes da primeira divisão foram responsáveis por 91,4% (€ 3,644 bilhões) do rendimento total, enquanto os da Série B geraram os € 341 milhões restantes.
O Real Madrid teve uma participação de 21,2% na receita total da LaLiga, o que representou um valor de € 843 milhões e o colocou na liderança de faturamento de toda a Europa, ultrapassando o Manchester City, campeão da Champions League. O Barcelona foi o segundo colocado na Espanha, com € 806 milhões (20,2% da liga).
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As áreas de marketing e publicidade foram os principais motores de crescimento no faturamento do futebol espanhol na temporada 2022/2023. Os setores tiveram um crescimento de 27,1% e passaram a representar 27% das receitas totais da LaLiga.
O Barcelona teve grande influência nesse aumento por conta de sua parceria com o Spotify, plataforma de streaming de áudio que passou a estampar o espaço máster nos uniformes do clube e a ser dona dos naming rights do Estádio Camp Nou.
O setor de matchday, que representa a arrecadação nos dias de jogos, apresentou um aumento de 11%, sustentado pela recuperação das receitas de bilheteria e venda de ingressos na temporada. O mercado de transmissões, por outro lado, teve uma queda de 5,5%.