O Allianz Parque contará com um novo sistema de iluminação a partir do segundo semestre deste ano. O estádio em que o Palmeiras manda seus jogos assinou com a Signify, empresa especializada no setor, e terá iluminação conectada e dinâmica Interact Sports instaladas a partir de agosto.
A novidade será composta de 180 luminárias led Philips de alto fluxo luminoso, que proporcionarão uma eficiência energética estimada em 54%, adequada à nova normatização da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), além do acendimento instantâneo das luzes, diferentemente do modelo convencional de lâmpadas metálicas, que leva 15 minutos para chegar em seu funcionamento ideal.
De acordo com a Signify, isso resulta em uma melhora na qualidade da luminosidade nas áreas do gramado e das arquibancadas, fazendo com que o ambiente fique mais confortável aos olhos dos jogadores, do público e também ao longo das transmissões televisivas.
Pioneira no Brasil, a mudança colocará o Allianz Parque como o primeiro estádio do país a contar com a tecnologia Interact Sports, que promete criar experiências imersivas por meio da iluminação, com diferentes cenas e efeitos, proporcionando shows de luzes. A ideia é que seja também um atrativo a mais para todos aqueles que visitarem o estádio no período noturno, seja em um jantar nos restaurantes dentro das dependências com visão para o gramado, no tour ou até mesmo em shows.
Segundo a Signify, espera-se um retorno do investimento para o Allianz Parque em um prazo de até cinco anos, considerando uma redução de gastos estimada em até 73%. Essa redução se deve ao menor consumo de energia elétrica e ao baixo custo na manutenção da nova solução, que, além de proporcionar a redução do volume de luminárias (atualmente são 274 refletores), ainda possibilita gestão da manutenção por meio de um software.
“Estamos buscando, em parceria com o Palmeiras, incrementar a experiência no Allianz Parque e aumentar a nossa eficiência operacional. As luminárias Philips com solução Interact da Signify nos permitem atacar ambos, entregando uma excelente qualidade de performance para o match day e show de luzes em qualquer evento, com baixa manutenção e baixo consumo de energia, algo fundamental para atingirmos nossos objetivos de sustentabilidade na WTorre Entretenimento”, afirmou Cláudio Macedo, CEO da WTorre Entretenimento, gestora do Allianz Parque.
“Nós, da Signify, estamos extremamente contentes com a parceria com o Allianz Parque firmada com o intuito de oferecer uma iluminação de ponta e qualidade padrão mundial para um campo que já foi e será palco de vitórias históricas. Este é o primeiro estádio brasileiro a receber a tecnologia Interact Sports, responsável por aprimorar a experiência do público, seja durante as partidas de futebol ou shows e eventos realizados, tudo isto utilizando o que há de mais tecnológico em iluminação conectada, combinando economia de energia, gerenciamento em tempo real e iluminação bioadaptável para maior bem-estar dos atletas”, resumiu Sergio Costa, presidente da Signify no Brasil.