A gigante de tecnologia e varejo Amazon, com sede nos Estados Unidos, prorrogou sua parceria comercial com as competições de futebol feminino organizadas pela União das Associações Europeias de Futebol (Uefa).
O acordo, que entrará em vigor neste ano, será válido até 2030 e contemplará as principais competições continentais da Europa, tanto de seleções, como Euro Feminina (incluindo a edição de 2029), quanto de clubes, como a Champions League Feminina. A parceria abrange ainda as categorias sub-19 e sub-17 da Euro Feminina.
O anúncio ocorre às vésperas da final do torneio de seleções, entre Inglaterra e Espanha, que será disputada no próximo domingo (27), em Basel, Suíça.
O acordo entre Amazon e Uefa teve início na temporada 2023/2024, sendo avaliado em US$ 10 milhões, segundo projeções da GlobalData Sport.
Em 2023, quando a parceria começou, a Amazon esteve envolvida no lançamento da loja virtual da Champions League Feminina.
Desde então, sua presença nas competições femininas da Uefa só cresceu. “Esta renovação representa mais do que uma parceria – é uma crença partilhada no poder transformador do futebol feminino e no seu potencial ilimitado de crescimento”, disse Guy-Laurent Epstein, diretor de marketing da entidade.
O patrocínio à Euro Feminina 2025 representa a primeira parceria da Amazon envolvendo um grande torneio esportivo internacional. A empresa também possui acordo com a North America’s National Women’s Soccer League (NWSL), dos Estados Unidos.
“Torcedores e jogadoras têm sido a verdadeira força motriz por trás do incrível crescimento do futebol feminino. A sua paixão e dedicação transformaram este esporte desde a base, demonstrada por mais um torneio recorde na Suíça, e estamos entusiasmados por anunciar o prolongamento da nossa parceria com o futebol feminino da Uefa”, afirmou Laura Downey, que lidera a marca Amazon na União Europeia.