A Arena MRV, novo estádio do Atlético-MG, terá um projeto de rede wi-fi ultrarrápida inspirado em dois dos mais recentes e modernos estádios da NFL. Desenvolvida e implementada pela Nexa Tecnologia, a iniciativa é baseada no SoFi Stadium (casa do Los Angeles Rams e dos Los Angeles Chargers) e no Allegiant Stadium (casa do Las Vegas Raiders).
O projeto de rede sem fio prevê 46 mil pessoas conectadas simultaneamente, com capacidade para transmissão em alta velocidade de vídeos 4k, realidade aumentada e streaming, incluindo ainda as emissoras de rádio e TV, que, em alguns estádios, ainda utilizam um conceito mais tradicional por meio de cabo.
“O SoFi Stadium, assim como o Allegiant Stadium, foram as principais inspirações para o desenvolvimento da rede de wi-fi da Arena MRV. Será uma experiência nunca vista antes no Brasil, utilizando as mesmas tecnologias utilizadas nos estádios mais modernos da principal liga de futebol americano profissional dos EUA. Quem estiver assistindo a um show poderá fazer um vídeo e transmitir ao vivo nas redes sociais, por exemplo”, revelou Luciano Barcellos, vice-presidente de vendas globais da Nexa Tecnologia.
De acordo com o executivo, mais de 800 pontos de acessos de alta densidade wi-fi foram adquiridos para a Arena MRV, sendo 285 de um modelo específico desenvolvido para ambientes com alta concentração de pessoas, como as arquibancadas (durante os jogos e shows) e o gramado (durante os shows).
O projeto ainda inclui a implementação da rede da Arena MRV que suportará os primeiros testes do wi-fi 6E na faixa de 6 GHz destinada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), no maior experimento com o novo padrão de conexão sem fio da América Latina. O wi-fi 6E estende os recursos do wi-fi 6 para a banda de 6 GHz para oferecer mais capacidade, canais mais amplos e menos interferência, permitindo maior velocidade e maior segurança.
Vale destacar que a Arena MRV utilizará soluções de wi-fi da Cisco, fornecedora oficial de infraestrutura de rede da Copa do Mundo Feminina da Fifa 2023, que será disputada entre 20 de julho e 20 de agosto, na Austrália e na Nova Zelândia. A tecnologia da multinacional também vem sendo adotada em outros megaeventos esportivos, como os Jogos Olímpicos, Jogos Paralímpicos e o Super Bowl, além de protagonistas do cenário esportivo mundial, como o Real Madrid no futebol e a McLaren na Fórmula 1.
“De forma geral, em termos tecnológicos, a nova casa do Atlético-MG só se compara às arenas americanas e europeias. Visitamos as principais e maiores arenas nos Estados Unidos e na Europa justamente para trazer todo esse conhecimento ao Brasil”, enfatizou Barcellos.