No ano em que comemora 10 anos de patrocínio dentro do esporte brasileiro, a rede atacadista Assaí decidiu apresentar um novo posicionamento para a estratégia de aportes dentro do futebol nacional. A empresa quer reforçar a sua trajetória na modalidade e ressaltar a importância e a conexão do atacarejo com os eventos esportivos.
O anúncio do novo posicionamento, cujo conceito criativo é “Pensou Assaí, Pensou Futebol”, começou no mês passado, por meio de um primeiro comercial de 30’’ veiculado nos intervalos de jogos de futebol na TV aberta. Com criação da StarMKT (agência de propaganda com atuação interna da marca) e produção da Paprika Filmes, a peça traz uma brincadeira bem-humorada em uma loja do Assaí, em que os clientes passam os produtos no caixa.
O tradicional “bipe” da passagem dos itens é editada de maneira a remeter à vinheta de introdução de TV dos jogos da seleção brasileira de futebol. Dessa maneira, a ideia do filme é mostrar, de maneira lúdica, a associação entre o Assaí e a modalidade.
“A ideia do reposicionamento no futebol brasileiro tem como objetivo mostrar que o compromisso do Assaí vai além dos campos. Desde o grupo de amigos(as) que se reúne para assistir ao jogo em casa até o(a) pequeno(a) comerciante que oferece o seu estabelecimento para a exibição de partidas, ou tem nos dias das partidas um número maior de vendas, o futebol tem essa força única, que é a capacidade de unir a todos(as) e aquecer a economia das cidades por todo o país”, explicou Marly Yamamoto, diretora-executiva de marketing e gestão de clientes do Assaí.
“Nesse sentido, o patrocínio do Assaí ao futebol brasileiro vai ao encontro de dois dos seus principais públicos-alvo: famílias e pequenos(as) comerciantes, que encontram, nas nossas lojas, maneiras de economizar com o abastecimento das suas casas ou lojas e se preparar para assistir aos jogos com amigos(as), familiares ou clientes”, completou.
Histórico
O trabalho de conexão do Assaí com o futebol teve início em 2014, com o patrocínio ao Paulistão daquele ano. De lá para cá, sempre renovando com o principal Estadual do país, a rede atacadista foi acrescentando aportes, com a Série A do Brasileirão (desde 2018, com direito aos naming rights entre 2018 e 2023), o Paulistão Feminino e a Taça das Favelas (desde 2019), a Copa do Nordeste (desde 2021) e a Copa do Brasil (que estreou em 2024). Além disso, nesse meio-tempo, fechou com diversos Estaduais. Para se ter uma ideia, só em 2024, foram 15: Alagoano, Baiano, Carioca, Cearense, Goiano, Maranhense, Mineiro, Sergipano, Paraense, Paranaense, Pernambucano, Potiguar, Mato-Grossense, Sul-Mato-Grossense e Paulista.
Os patrocínios ainda contam com a estratégia de fortalecer projetos sociais junto às competições apoiadas. Entre as iniciativas esteve o Prêmio Craque Assaí e Profe. Assaí, realizada de 2021 a 2023, que elegia o(a) jogador(a) e o(a) técnico(a) do mês, e permitia a opção de escolher uma instituição da preferência do(a) ganhador(a) para doar uma quantia de alimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Na Copa do Mundo Feminina de 2023, por exemplo, a rede doou uma tonelada de alimentos a cada gol marcado pela seleção brasileira. Ao longo de três anos, foram destinadas mais de 50 toneladas de alimentos por meio desses projetos.
Para fechar, a empresa também patrocina o Campeonato Brasileiro de Futsal e diversas corridas de rua, como a São Silvestre (SP), a Volta da Pampulha (MG), a Corrida dos Morros (PE), a Corrida da Mulher-Maravilha (SP e RJ); a Maratona de São Paulo (SP) e a Meia-Maratona do Rio de Janeiro (RJ).