A rede Assaí Atacadista, patrocinadora oficial do Campeonato Brasileiro, da Copa do Brasil e de mais outros 15 campeonatos de futebol, só neste ano, iniciou, em julho, uma nova ação de marketing digital para ressaltar a relação da sua marca com o esporte. Depois do lançamento da campanha “Pensou Futebol, Pensou Assaí“, em junho, quando celebrou os mais de 10 anos de apoio a diferentes campeonatos pelo país, a empresa desenhou e implementou uma ação com influenciadores digitais de nichos fora do futebol para apresentar o conceito criativo da nova campanha e reforçar a ligação do futebol com o brasileiro.
“Trata-se de uma estratégia que desenvolvemos pensando em ampliar o alcance da marca em nichos além do esporte, mostrando, nesse processo, como o futebol se enquadra em diferentes aspectos da nossa vida e do cotidiano em geral, desde assuntos como história, pets, geografia e outros dos mais variados”, explicou Valdir Paparazo Junior, coordenador de patrocínios esportivos do Assaí Atacadista.
“Acreditamos no poder do esporte em moldar vidas, criar oportunidades e promover a cidadania e a formação de pessoas e de comunidades. Grande parte do que procuramos por meio de campanhas como essas é levar a mensagem de que o esporte e o Assaí andam lado a lado”, complementou Valdir.
A campanha foi ao ar com seis conteúdos, publicados pelos influenciadores Lele Ávila, Geo Pasch, Dog Altinha, Jhonata Teixeira, Andrey Raychtock e Gabrilhões. Os criadores de conteúdo adaptaram a mensagem da campanha para falar da marca e do conceito do Assaí dentro de suas respectivas áreas de atuação. A estratégia já conta com mais de 1 milhão de visualizações nas redes sociais, e os vídeos podem ser vistos, em ordem cronológica, abaixo:
- https://www.instagram.com/p/C8saRydNiVh
- https://www.instagram.com/p/C8sW0MWM6Ys/
- https://www.instagram.com/p/C8xL9CSv1fY/
- https://www.instagram.com/p/C8xNxNCusvQ/
- https://www.instagram.com/p/C8vGjfiJBeV/
- https://www.instagram.com/reel/C9AjD7ROxXv/
Ligação histórica com o futebol
O lançamento da campanha “Pensou Futebol, Pensou Assaí” surge para reforçar a ligação do Assaí com o esporte. Patrocinadora histórica do futebol brasileiro há mais de 10 anos (quando iniciou o apoio ao Campeonato Paulista de Futebol Masculino), a rede conta, atualmente, com o patrocínio oficial à Copa do Brasil, às Séries A e B do Campeonato Brasileiro Masculino e mais outros 15 campeonatos de futebol este ano (Alagoano, Baiano, Carioca, Cearense, Goiano, Maranhense, Mineiro, Sergipano, Paraense, Paranaense, Pernambucano, Potiguar, Mato-Grossense, Sul-Mato-Grossense e Paulista), sendo este último tanto no masculino quanto no feminino, além da Copa do Nordeste e a Taça das Favelas.
“A ideia do reposicionamento na campanha do futebol brasileiro tem como objetivo mostrar que o compromisso do Assaí vai além dos campos. O futebol tem essa força única que é a capacidade de unir a todos(as) e aquecer a economia das cidades por todo o país”, explicou Valdir.
De acordo com a coordenador, o patrocínio ao futebol faz a empresa ter a oportunidade de conversar e se comunicar diretamente com dois dos seus públicos-alvo, as famílias e os pequenos comerciantes, que encontram, nas lojas do atacadista, maneiras de economizar com o abastecimento das suas casas ou lojas e se preparar para assistir aos jogos com amigos, familiares e/ou clientes.
Outros trabalhos dentro do universo esportivo incluem, ainda, o patrocínio ao Campeonato Brasileiro de Futsal e a outras modalidades, como a corrida de rua. A marca patrocina corridas desde 2021, quando ajudou a Volta da Pampulha, em Minas Gerais. Desde então, a marca já patrocinou mais de 27 corridas, entre elas as Maratonas Internacionais de São Paulo (SP) e Manaus (AM), a Meia-Maratona Internacional do Rio de Janeiro (RJ) e a Meia-Maratona de Guarulhos (SP).