O Aston Villa e o Brighton aceitaram se enquadrar nas novas regras da Uefa para multiclubes e estão liberados para disputar competições continentais da Europa na próxima temporada, que terá início no mês que vem.
O sinal verde para a dupla, que disputa a Premier League, ocorreu graças a “mudanças significativas” anunciadas no início deste mês.
Essas alterações, segundo a Uefa, fizeram “restringir substancialmente a influência e o poder de decisão dos investidores sobre mais de um clube, garantindo o cumprimento da regra de propriedade de vários clubes”.
No caso do Aston Villa, sua proprietária, a V Sports – de Nassef Sawiris e Wes Edens -, comunicou que reduziu sua participação acionária no Vitória de Guimarães, de Portugal, para 29%.
Já no que diz respeito ao Brighton, a liberação ocorreu depois que o Union Saint-Gilloise, da Bélgica, anunciou que o investidor Tony Bloom aceitou diminuir sua participação no capital do clube, tornando-se acionista minoritário. O empresário é presidente e proprietário da equipe inglesa. Quem responde agora pela agremiação belga é Alex Muzio.
Processo
O Órgão de Controle Financeiro de Clubes (CFCB) da Uefa havia aberto um processo contra o Brighton e o Union Saint-Gilloise – assim como o Aston Villa e o Vitória de Guimarães – devido a um potencial conflito com a regra de propriedade de vários clubes.
No entanto, a Uefa disse que o CFCB já aceitou a presença desses clubes nas competições europeias, depois de constatar, a partir 7 de julho, que nenhum deles, direta ou indiretamente, detinha ou negociava títulos ou ações de qualquer outro time participante de uma competição de clubes da Uefa, nem é membro de qualquer outra equipe.
Segundo a Uefa, os clubes alvos desses processos concordaram em não transferir ou emprestar jogadores uns aos outros, direta ou indiretamente, até setembro do próximo ano, nem celebrar acordos técnicos ou comerciais conjuntos ou compartilhar informações do banco de dados de scouting.
Atualmente, Brighton e Union Saint-Gilloise disputam a Liga Europa. Já o Aston Villa e Vitória de Guimarães participam da Conference League.