Um ataque terrorista com arma de fogo no centro de Bruxelas deixou dois torcedores suecos mortos e acabou suspendendo a partida Bélgica x Suécia, que estava sendo disputada no Estádio Rei Balduíno, no norte da capital belga.
A confirmação de que os dois torcedores atingidos eram suecos foi feita pelo primeiro-ministro belga, Alexander De Croo. Ao saber dos ataques, tanto a seleção belga como a sueca tomaram a decisão de não voltar para o segundo tempo de jogo. Ambos os times se postaram no centro do campo com os jogadores se abraçando em sinal de respeito pelos mortos no ataque.
“Devido aos incidentes em Bruxelas no início desta noite, o jogo está suspenso. Nossos pensamentos estão com todos os afetados”, afirmou uma postagem da seleção belga no X (antigo Twitter).
Alerta
A Associação Sueca de Futebol (SvFF) alertou seus compatriotas nas redes sociais sobre o perigo que eles enfrentavam naquele momento na capital belga:
“Mensagem aos torcedores suecos presentes em Bruxelas: A polícia belga quer que os torcedores suecos permaneçam na arena por razões de segurança. Fique atento às informações prestadas por autoridades e funcionários da SvFF no local”, destacou a postagem.
“Daremos mais informações quando as autoridades belgas nos fornecerem novidades. Mantenham a calma e cuidem uns dos outros. Os nossos pensamentos estão com todos os familiares das pessoas afetadas em Bruxelas”, acrescentou a nota.
A Uefa confirmou a suspensão da partida.
“Após um suposto ataque terrorista em Bruxelas nesta noite, foi decidido, após consulta às duas seleções e às autoridades policiais locais, que a partida de qualificação da Euro 2024 entre Bélgica e Suécia foi suspensa”, informou a entidade.
Como resultado do atentado, a Bélgica elevou o nível de alerta para terrorismo ao nível máximo. Em vídeos compartilhados nas redes sociais, é possível ver um homem de jaqueta laranja, armado, atirando em pessoas nas ruas. Após atingir suas vítimas, ele foge de moto.
O agressor seria Abdesalem Al Guilani, que publicou um vídeo nas redes sociais dizendo ser membro do Estado Islâmico. Nas imagens, ele afirma que matou três suecos, mas a polícia local só confirmou duas vítimas fatais.
Bélgica e Suécia vinham empatando o jogo em 1 a 1 em duelo válido pelas Eliminatórias da Euro 2024. Gyokeres abriu o placar para a Suécia aos 15 minutos, mas Lukaku empatou 15 minutos depois. Os belgas lideram o Grupo F, com 16 pontos. Já a equipe sueca é a terceira colocada, com 6.