Após diversas ações no futebol brasileiro em alusão ao Outubro Rosa (câncer de mama) e ao Novembro Azul (câncer de próstata), o Atlético-MG será responsável por promover uma ação em que adere ao Dezembro Laranja, campanha para alertar sobre a importância da prevenção contra o câncer de pele.
Ainda sonhando com o título do Brasileirão, o clube mineiro entrará em campo no próximo domingo (26), diante do Grêmio, em jogo válido pela 35ª rodada do torneio, na Arena MRV, com camisas estilizadas com números, braçadeiras e faixa na cor laranja, além de um patch especial sobre o tema.
A ideia surgiu por meio de um convite da MRV aos jogadores do Galo, que decidiram abraçar a campanha promovida pela própria empresa, uma das principais patrocinadoras do clube, em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Os painéis em torno do campo terão mensagens sobre a importância da prevenção ao câncer de pele e, no intervalo do jogo, será exibido um jingle feito pelo Quarteto da Arriação especialmente para a campanha.
O grupo, formado por pedreiros que fazem sucesso nas redes sociais, com mais de 1,2 milhão de seguidores, utilizam os próprios instrumentos de trabalho para reproduzir músicas famosas. No jingle, eles alertam o público sobre a importância do uso do protetor solar durante o trabalho e outras medidas preventivas contra o câncer de pele.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pele é o mais frequente no Brasil, correspondendo a 33% de todos os tumores malignos registrados no país. Entre 2023 e 2025, são estimados cerca de 220 mil novos casos, sendo o tipo de câncer mais comum entre os homens. Além da genética, a principal causa da doença é a falta de proteção contra os raios ultravioleta (UV), provenientes do sol.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), uma em cada três mortes por câncer de pele não melanoma é causada pela radiação ultravioleta do trabalho ao ar livre.