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Avaí usará show de Paul McCartney como pontapé inicial para alavancar receitas com a Ressacada

Ex-Beatle realizou apresentação para mais de 33 mil fãs no estádio do clube, em Florianópolis (SC), no último sábado (19)

Paul McCartney se apresentou no Estádio da Ressacada no último sábado (19) - Leandro Boeira / Avaí

O Avaí pretende começar a alavancar as receitas com o uso do Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC), e, para isso, já teve um pontapé inicial: no último sábado (19), o local serviu como anfitrião para o show do ex-Beatle Paul McCartney, que voltou à cidade após 12 anos de sua última apresentação. Mais de 33 mil fãs compareceram. O exato retorno financeiro para o clube, no entanto, não foi revelado.

Para preparar o estádio para o evento, o Avaí realizou algumas melhorias na Ressacada, incluindo a ampliação da rampa de acesso para facilitar o transporte de equipamentos e o aumento no número de saídas de emergência, tornando o espaço adequado para receber qualquer tipo de show.

“Esse evento veio para valorizar o clube e a cidade. Foi um marco importante para todos que fazem parte do dia a dia do Avaí. É um momento especial e mostra não só a grandeza de Florianópolis, mas a grandeza do clube e do estádio. A vinda do Paul fortalece o Avaí enquanto clube, marca e instituição”, destacou Júlio César Heerdt, presidente do Avaí.

O show reuniu mais de 33 mil pessoas, com 40% dos ingressos vendidos para pessoas vindas de fora da capital catarinense. De acordo com o dirigente, o sucesso do show posiciona a Ressacada como um destino para grandes atrações internacionais, atraindo fãs de diferentes regiões para visitar o estádio e a cidade de Florianópolis. O objetivo, a partir de agora, é começar a receber outras apresentações para gerar ganhos financeiros para o Avaí e também para a economia local.

“Hoje, os clubes de futebol têm o desafio de gerar receitas que não dependam exclusivamente do campo de jogo. Cada vez mais, o futebol é um negócio global. A Ressacada mostrou a sua capacidade de receber um grande evento, e nossa ideia é firmar novas parcerias que coloquem o clube, o estádio e a cidade em evidência no cenário do esporte, da cultura e do entretenimento”, ressaltou Heerdt.

Com a volta ao circuito dos grandes shows internacionais, a Ressacada segue o caminho de outros estádios do Brasil, que também utilizam a estratégia para rentabilizar. A lista conta, entre outros, com Allianz Parque, Morumbis e Neo Química Arena, em São Paulo (SP); Maracanã e Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ); Mineirão, em Belo Horizonte (MG); Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS); Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília (DF); Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em Salvador (BA); Arena das Dunas, em Natal (RN); e Arena da Amazônia, em Manaus (AM).

No início deste mês, um levantamento realizado pelo site Torcedores listou 1.143 shows realizados em 23 estádios brasileiros desde 2015. A pesquisa foi baseada no banco de dados do site Setlist.fm, que documenta informações sobre shows ao redor do mundo.

Veja abaixo como ficou o Top 10, com ampla vantagem para o estádio do Palmeiras:

1° Allianz Parque – 386 shows
2° Mineirão – 120
3° Arena BRB Mané Garrincha – 75 shows
4° Morumbis – 65 shows
5° Casa de Apostas Arena Fonte Nova – 60 shows
6° Maracanã – 51 shows
7° Arena do Grêmio – 45 shows
8° Arena da Amazônia – 44 shows
9° Arena das Dunas – 40 shows
10° Nilton Santos – 37 shows