A Mondelez acertou contrato com a Federação Paulista de Futebol (FPF) para patrocinar o restante do Campeonato Paulista. A empresa, que se tornou apoiadora da competição a partir da 11ª rodada, disputada neste fim de semana, já ganhou visibilidade de uma maneira inusitada: envelopando a cabine do VAR com a imagem do chocolate Bis, que faz parte do portfólio da marca.
“FPF e Mondelez firmaram patrocínio para o Paulistão Sicredi 2024, com início na 11ª rodada, contemplando toda a fase final, incluindo a grande decisão”, contou Bernardo Itri, vice-presidente de comunicação e marketing da FPF, em entrevista à Máquina do Esporte.
A empresa decidiu investir fortemente em marketing esportivo nesta temporada. A primeira ação de repercussão foi adquirir os naming rights do estádio do São Paulo, que passou a ser chamado de MorumBis. O contrato é válido por três anos e prevê pagamento total de R$ 75 milhões.
O sucesso da iniciativa fez a empresa buscar visibilidade em todos os jogos deste Paulistão. O primeiro jogo que contou com a cabine do VAR estilizada foi no empate entre Botafogo-SP e Guarani, por 1 a 1, na última sexta-feira (1º). Segundo Itri, a nova ação segue um conceito que já vinha sendo desenvolvido pela empresa no futebol.
“O objetivo é reforçar o conceito criativo da campanha dos trocadilhos com a marca Bis, além de dar mais visibilidade para a entrada da marca no universo do futebol. O VAR é uma propriedade da competição, com enorme visibilidade durante os jogos, por isso o conceito BISbilhotando, que brinca com a função do VAR de flagrar situações de jogo”, afirmou o executivo.
Nas redes sociais, a conta oficial do Paulistão destacou a ação do chocolate Bis, nomeando um diretor de marketing fictício da marca: “Mais uma ideia aBISurda do Diretor RoBISon BISmarck: o @bis chegou no Paulistão Sicredi e vai BISbilhotar tudo o que rolar no VAR!”.
Polêmica
Na rodada inicial, aliás, nenhum jogo gerou mais polêmica do que o clássico entre São Paulo e Palmeiras, disputado justamente no MorumBis. A arbitragem marcou um pênalti do goleiro Rafael, do Tricolor, no zagueiro Murilo, do Alviverde, justamente com intervenção do VAR. Raphael Veiga empatou o confronto na cobrança da penalidade.
Dois lances, porém, irritaram fortemente os torcedores são-paulinos. O primeiro foi uma entrada dura de Richard Ríos no tornozelo de Pablo Maia, que não gerou intervenção do VAR para recomendar um possível cartão vermelho ao volante palmeirense.
Finalmente, o VAR chamou o juiz Matheus Delgado Candançan para checar um possível pênalti de Piquerez, do Palmeiras, em Luciano, do São Paulo. O árbitro reviu as imagens, mas decidiu manter sua decisão de campo e não marcou a infração.
Ativações
Após a estreia impactante na 11ª rodada do Paulistão, ainda não estão previstas novas ações da Mondelez com o chocolate Bis no torneio, além da cabine do VAR, que continuará estilizada.
“A FPF segue discutindo novas ideias e ativações com seus parceiros, a fim de valorizar a competição e proporcionar ainda mais visibilidade aos patrocinadores”, finalizou Itri.