O banco Bmg criou um programa de educação financeira com o objetivo de auxiliar os jovens atletas das categorias de base dos times patrocinados pela empresa fora de campo. Batizada de “Craques da Grana”, a iniciativa engloba Atlético-MG, Ceará, Corinthians e Vasco.
Na última sexta-feira (4), a Cidade do Galo, centro de treinamento do Atlético-MG, serviu como pontapé inicial, com mais de 80 jovens sendo ensinados, de maneira lúdica e divertida, sobre conceitos fundamentais das finanças e a importância de cuidar bem do próprio dinheiro.
Trata-se de um jogo, cujo objetivo é comprar craques de futebol para montar um supertime. Para isso, são montados grupos de cinco adolescentes que jogam em um tabuleiro gigante, com um percurso de casas, cada uma com desafios diferentes.
Ao longo da jornada, para comprar os craques, o grupo enfrenta problemas, desafios e tem que tomar decisões como investir, pegar um empréstimo ou cumprir algumas tarefas que podem aumentar o patrimônio por decisões de baixo, médio ou alto risco, como chutar ao gol, acertar o travessão e cobrar falta com barreira, entre outros. Nesses momentos, os atletas recebem os conceitos de educação financeira.
“Criamos um jogo de tabuleiro físico, em tamanho gigante, que permite que os jogadores caminhem, literalmente, pelos conceitos de educação financeira e, brincando, aprendam a administrar seu dinheiro e a construir um patrimônio para ter segurança financeira no futuro”, explicou Rosana Aguiar, superintendente de ASG [ambiental, social e governança] do banco Bmg.
“Dessa maneira, colocamos nossa experiência de mais de nove décadas de mercado financeiro à disposição desses jovens atletas. Assim, esperamos contribuir com ensinamentos sobre endividamento, poupança e investimentos, entre outros, que serão levados por eles para o resto de suas vidas, dentro e fora de campo”, completou a executiva.