A Bundesliga decidiu voltar a usar uma das mais tradicionais festas do calendário brasileiro para se aproximar dos fãs do país. A Liga Alemã levará os ex-jogadores Lúcio (ex-Bayer Leverkusen e Bayern de Munique), Grafite (ex-Wolfsburg) e Ewerthon (ex-Borussia Dortmund), que fizeram história no futebol alemão, à 40ª edição da Oktoberfest, em Blumenau (SC), considerado o maior evento com temática alemã da América do Sul.
Para se ter uma ideia, a cidade catarinense deverá atrair cerca de 700 mil visitantes neste ano, ultrapassando a marca de 25 milhões em 40 anos. A Oktoberfest 2025 teve início na última quarta-feira (8) e irá até o dia 26 de outubro, com 19 dias ininterruptos de festa.
Os três brasileiros estarão em Blumenau no próximo sábado (18), dia em que Bayern de Munique e Borussia Dortmund, os dois times mais vitoriosos do futebol alemão, estarão frente a frente em jogo válido pela Bundesliga. Eles surgirão em um carro alegórico com temática da liga, e Lúcio e Ewerthon ainda participarão de uma entrevista para o Charla Podcast durante o evento.

A ideia da Bundesliga é que o público brasileiro possa vivenciar de perto o jogo e o torneio, inclusive com um estande no evento, que conta com a exposição do troféu Meisterschale, concedido todo ano ao campeão. O espaço ainda oferece uma mesa de teqball e outros itens para serem apreciados, como as chuteiras usadas por Grafite quando ajudou o Wolfsburg a conquistar o título inédito na temporada 2008/2009.
“A Bundesliga é a liga de futebol europeia mais assistida no Brasil, não apenas pelo impacto que brasileiros icônicos tiveram ao longo da história da liga, mas também pelo investimento e interesse de nossos parceiros de direitos de transmissão”, disse Robin Austermann, vice-presidente-executivo da Bundesliga nas Américas.
Atualmente, os parceiros de transmissão da liga no mercado brasileiro são RedeTV!, Sportv, Ge TV, CazéTV, Goat, Nosso Futebol e Xsports.
“Estamos muito felizes em ajudar a celebrar a Oktoberfest e a Bundesliga com nossos fãs apaixonados em Blumenau e no Brasil, especialmente antes do Der Klassiker [nome pelo qual é conhecido o clássico entre Bayern e Dortmund]”, acrescentou o executivo.
Vale destacar que a parceria entre Bundesliga e Oktoberfest teve início no ano passado e também faz parte da estratégia de internacionalização da festa.
“Unir Bundesliga e Oktoberfest é mostrar que a nossa festa é uma plataforma global de conexão entre cultura e esporte, com foco na nossa tradição e germanidade”, finalizou Guilherme Guenther, diretor-geral do Parque Vila Germânica, local onde ocorre a festa.