A fabricante chinesa de carros elétricos e híbridos BYD lançou, no início da semana, uma campanha que contou com imagens de Pelé para a divulgação do novo sedã da montadora que chegou ao Brasil, o BYD King.
Criada pela agência We, a campanha traça um paralelo entre a chegada do novo modelo ao país e a trajetória do Rei do Futebol, aproximando características do carro com feitos do jogador. É o primeiro comercial com Pelé feito para uma marca após o falecimento do atleta, em dezembro de 2022.
Com locução de Paulo Miklos, integrante da banda Titãs e torcedor do Santos, o filme tem como mote a apresentação do veículo como o “Rei das Ruas”, aproximando-o de Pelé, considerado o “Rei do Futebol”.
A estreia da campanha ocorreu na noite da última segunda-feira (24), na Globo. A versão de um minuto do filme foi exibida no intervalo do Jornal Nacional, enquanto a de 30 segundos foi ao ar durante a estreia da seleção brasileira na Copa América 2024, contra a Costa Rica.
A BYD programou ainda uma campanha digital, além de outros anúncios, mídia out of home (OOH), exposição em rádios e ações de merchandising.
Dentro do universo esportivo, a montadora chinesa é patrocinadora de competições como a Euro 2024 e a Copa América 2024, além de ter Dorival Júnior, técnico da seleção brasileira, como embaixador.
Campanhas póstumas
Não é a primeira vez que uma fabricante de veículos utiliza imagens de personalidades já falecidas em campanhas publicitárias.
Em julho do ano passado, a montadora alemã Volkswagen, na campanha feita para comemorar seus 70 anos no Brasil, utilizou inteligência artificial (IA) para colocar a cantora Elis Regina, falecida em 1982, ao lado de sua filha, a também cantora Maria Rita.