Como parte do projeto de internacionalização de marca, a LaLiga anunciou um acordo com a Casa Árabe, instituição espanhola de diplomacia, para desenvolver projetos e promover os valores da cultura árabe por meio do esporte. Com isso, a organização esportiva reforçará sua presença no Oriente Médio e norte da África, uma vez que já possui outras parcerias na região.
“Acreditamos no esporte como ferramenta de mudança social, e é por isso que essa colaboração é fundamental para nós. Trabalhamos na região há muitos anos, a população é muito jovem e tem um interesse enorme no futebol. Então, o potencial de crescimento é muito alto”
Javier Tebas, presidente da LaLiga
“Por meio deste acordo, buscamos promover o crescimento do futebol na região com base nos valores do esporte e da cultura, além de dar visibilidade ao mundo árabe”, acrescentou o mandatário.
Como primeira ativação do novo acordo, a LaLiga participará do evento “Futebol pela Esperança”, organizado pela Casa Árabe, que acontecerá nos próximos cinco meses e promoverá seminários profissionais, palestras, exposições, cinema, lazer ao ar livre e atividades esportivas relacionadas ao contexto da Copa do Mundo de 2022.
“O objetivo dessa parceria é promover os valores do esporte na sociedade, além de dar exposição à cultura árabe no nosso país, através do desenvolvimento de atividades e programas conjuntos”, disse Irene Lozano, diretora geral da Casa Árabe.
LaLiga no mundo árabe
A região do Oriente Médio e norte da África é estratégica para a LaLiga e tem sido um dos pilares de sua expansão internacional. Em 2014, a organização tornou-se a primeira grande liga esportiva europeia a montar um escritório na região, quando inaugurou sua sede permanente em Dubai.
Em 2015, também nos Emirados Árabes Unidos, foi aberta a primeira academia internacional da LaLiga, que atualmente conta com duas unidades na região e, na última temporada, registrou mais de mil inscrições.