A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Nike anunciaram, no fim da tarde desta sexta-feira (6), a prorrogação do contrato de patrocínio entre as partes, que já dura desde 1996 e completará quatro décadas dentro de dois anos.
A renovação será a partir de 2026, quando terminará o vínculo atual, e será válida por 12 anos, encerrando-se em 2038. A CBF divulgou que passará a receber royalties sobre a venda de camisas da seleção brasileira.
Segundo informações do portal GE, o novo contrato deverá render uma quantia fixa de US$ 100 milhões ao ano (cerca de R$ 600 milhões, pela cotação atual), além do percentual sobre a venda das camisas, o que poderá totalizar R$ 1 bilhão anuais.
“Esse contrato mostra a força do futebol brasileiro. A CBF está entusiasmada em renovar sua parceria com a Nike, uma marca que compartilha nossos valores e paixão pelo futebol”, afirmou Ednaldo Rodrigues, presidente da entidade.
A renovação do contrato da CBF com a Nike afasta rumores de que a entidade poderia fechar com a Adidas, que perderá para a empresa norte-americana justamente uma de suas principais seleções, a da Alemanha, que, por sinal, é país-sede da marca das três listras, a partir de 2027.
À época da veiculação dessa notícia, em março, em um vídeo do Máquina Explica, o CEO e fundador da Máquina do Esporte Erich Beting analisou que o contrato da seleção alemã com a Nike poderia impactar a parceria da marca norte-americana com a CBF, no sentido de garantir maiores somas em dinheiro para a entidade.
No fim das contas, a entidade máxima do futebol brasileiro acabou por valorizar seu contrato, em termos similares aos da Alemanha.
“A extensão da nossa parceria com a CBF marca orgulhosamente o início da quarta década de colaboração e reafirma nosso compromisso de longa data com o futebol brasileiro”, disse Doug Bowles, vice-presidente e diretor-geral da Nike para a América Latina.
“Estamos animados para seguir trabalhando juntos para inspirar a nova geração de jogadores e jogadoras brasileiros na América Latina e no mundo. E, claro, estamos entusiasmados em continuar a trazer as inovações mais avançadas do futebol da Nike para a CBF para criar o futuro do esporte”, completou o executivo.