O Chelsea obteve aprovação da Premier League para poder estrear um novo patrocinador máster na camisa. O Infinite Athlete substituirá a empresa de telefonia Three, que deixou o uniforme no fim da temporada passada, após finalizar o contrato. O acordo, que servirá para os times masculino e feminino, será válido apenas para a atual temporada.
“Desde o início, ficou claro o potencial que o Infinite Athlete tem em aproveitar a tecnologia para desbloquear a vantagem competitiva e melhorar a experiência dos torcedores”, disse Chris Jurasek, CEO do Chelsea.
Startup de tecnologia esportiva, o Infinite Athlete estreará na camisa do time feminino, que dará o pontapé inicial na competição contra o Tottenham, no próximo domingo (1º). No masculino, a primeira aparição será no dia seguinte (2), contra o Fulham, pela Premier League.
Vale destacar que o Infinite Athlete se chamava Tempus Ex Machina até agosto, quando mudou de nome. Em abril, a empresa já havia firmado uma parceria tecnológica de sete anos com os Blues. Para que esse acordo fosse ampliado para a principal propriedade da camisa, foi necessária novamente a aprovação da Premier League.
“A velocidade com que o nosso relacionamento cresceu, juntamente com a evolução dos negócios do Infinite Athlete, tornaram essa uma extensão óbvia da nossa parceria”, destacou Jurasek.
Fair Play Financeiro
A empresa teria oferecido uma quantia maior, de £ 50 milhões por temporada, que não foi aprovada pela Premier League por mexer em questões referentes ao Fair Play Financeiro. No fim, o contrato ficou em £ 40 milhões, que é o mesmo valor que a Three pagou na última temporada.
A direção da liga também analisou as ligações entre investidores do Infinite Athlete e os controladores do Chelsea, Todd Boehly e Behdad Eghbali. A empresa conta com investimentos da Silver Lake, que possui participação minoritária no Manchester City. A empresa de capital privado também é investidora na Fanatics e na Eldridge, empresa cujo dono é Boehly.
Já a Clearlake Capital, da qual Eghbali é um dos fundadores, liderou a rodada de financiamento de US$ 700 milhões para a Fanatics no ano passado.
Busca
Antes de fechar com o Infinite Athlete, o Chelsea rejeitou duas propostas de patrocínio máster e teve que atuar no início da atual temporada com a camisa limpa. A primeira empresa a se interessar pela propriedade foi a casa de apostas Stake, que também patrocina o Everton e, recentemente, deteve o espaço máster do Watford, hoje na segunda divisão.
O Chelsea desistiu do acordo após uma forte oposição da torcida. Segundo uma pesquisa realizada pelo Chelsea Supporters’ Trust (CST), 77% dos torcedores discordavam em parte ou totalmente de um acordo com uma empresa de apostas.
A proposta seguinte foi da empresa de mídia Paramount+. O acerto, porém, foi rejeitado pela direção da Premier League pelo fato de que isso irritaria outras plataformas de transmissão que são parceiras oficiais do Campeonato Inglês.