Os clubes de futebol do Brasil estão aproveitando a Black Friday que ocorre nesta sexta-feira (24) para se aproximarem de seus torcedores, lançando promoções e promovendo ações, não apenas para impulsionar as vendas de produtos oficiais, mas também para fortalecer a parceria com seus patrocinadores. Times das Séries A e B estão engajados em estratégias de marketing voltadas para fortalecer o relacionamento com a torcida, alavancar o número de sócios e consolidar parcerias por meio de ativações.
O Flamengo, em parceria com o Mercado Livre, patrocinador do clube, lançou uma ação, válida até o confronto contra o América-MG no próximo domingo (26), em que os jogadores utilizarão camisas com cupons de desconto nos nomes. Os torcedores podem aplicar esses descontos em compras no site ou no aplicativo da marca, garantindo preços melhores em suas aquisições.
Outros clubes aderiram a estratégias mais simples, como oferecer descontos em suas lojas oficiais.
O Corinthians promoveu a “Poderoso November”, com camisas oficiais a partir de R$ 189. O rival Palmeiras também realizou a “Green November”, ofertando produtos oficiais com até 50% de desconto. O São Paulo realizou a “Tricolor Friday”, com desconto de 15% em alguns de seus itens oficiais. Já o Vasco promoveu a “Black Friday do Gigante”, oferecendo produtos da linha 2022/2023 com 35% de desconto.
Times como Internacional e Coritiba também aderiram às promoções, oferecendo descontos em produtos oficiais e realizando ações em suas lojas físicas. O Internacional optou por denominar a ativação como “Red November”, proporcionando descontos de até 20% nas camisas. Já o Coritiba batizou a promoção como “Green Week 2023” e oferecerá descontos de até 50% em produtos selecionados pelos clientes.
Para a Câmara Brasileira da Economia Digital, há uma expectativa de aumento de 5% nas vendas desta Black Friday em comparação com a do ano passado. Além disso, o estudo indicou que 67% dos brasileiros planejam realizar compras durante o período, sendo que 7 em cada 10 consumidores indicam disposição para gastar o mesmo ou até mais do que em 2022.
Ações na Série B
As estratégias não foram adotadas apenas pelos clubes da primeira divisão. Times que disputam a Série B do Brasileirão também aderiram à Black Friday em busca de resultados.
Em Campinas (SP), o Guarani adotou a campanha “Green Friday Sócio Campeão”, oferecendo descontos para novos membros do programa de sócio-torcedor, acompanhados de uma camisa do clube, buscando aumentar a adesão e a proximidade com a torcida.
O Botafogo-SP lançou a “Tricolor Friday”, concedendo descontos para sócios e estabelecendo preços promocionais tanto para novas associações quanto para renovações nos planos do programa oficial de sócio-torcedor do clube, o “Botafanáticos”.
O Juventude, candidato ao acesso à Série A em 2024, seguirá a estratégia das equipes do Sul ao realizar ações promocionais na própria loja, disponibilizando mais de 15 itens com descontos de até 60%.
Cartão de Todos
Já o Cartão de Todos, patrocinador de 17 clubes no Brasil, anunciou que novos filiados à modalidade Cartão de Todos Esportes terão a primeira anuidade zerada durante a Black Friday. Essa ação tem como objetivo oferecer condições especiais na compra de artigos esportivos e outras vantagens aos torcedores, sem custos adicionais à mensalidade.
“Sabemos que R$ 2,50 já é um valor baixo, mas para que a oferta ficasse ainda melhor e pudéssemos aproximar ainda mais torcedores dos clubes que apoiamos, decidimos zerar a anuidade. Nosso foco é contribuir para que a paixão nacional se fortaleça ainda mais”, explicou Victor Oliveira, gerente de comunicação do Cartão de Todos Esportes.