A Panini lançou oficialmente, em um evento dentro do Allianz Parque, em São Paulo, no último domingo (21), o álbum de figurinhas da Copa do Mundo do Catar 2022. Com a presença de Cafu, capitão do pentacampeonato mundial da seleção brasileira em 2002, e apresentação de Luciano Amaral, da ESPN, o lançamento ocorreu das 11h30 às 14h, e os convidados puderam ficar no estádio para assistir ao duelo Palmeiras x Flamengo, válido pelo Campeonato Brasileiro.
O livro ilustrado do primeiro Mundial a ser disputado no Oriente Médio conta com cada uma das 32 equipes classificadas para o torneio sendo representadas por 18 jogadores, todos com uniformes oficiais e crachás. A ideia da Panini foi mesclar jogadores já mais experientes, aqueles que estão no auge da carreira e ainda outros que participarão do primeiro grande torneio com suas seleções.
Para os colecionadores que já estão acostumados, o álbum também possui a tradicional foto da equipe toda, o logotipo da federação de futebol de cada país, detalhes da jornada de cada um dos classificados até a Copa e ainda o calendário do torneio, que será disputado entre 20 de novembro e 18 de dezembro.
Ao lado das páginas das equipes, há duas seções especialmente projetadas pela Panini para levar o colecionador ao que a marca chama de “espírito da Copa do Mundo Fifa”: uma celebrando a arquitetura diferente dos estádios catarianos e outra relembrando a rica história do evento, criada em colaboração com o Museu do Futebol da Fifa. Também como já é tradicional, também há figurinhas mostrando o troféu e os símbolos oficiais do evento, como logotipo e mascote.
“Temos o prazer de lançar esta nova e empolgante coleção de figurinhas cheia de recursos especiais, incluindo figurinhas extras e códigos exclusivos para acessar o formato de figurinha virtual, para entreter totalmente nossa comunidade de colecionadores. O pontapé desta coleção extraordinária foi definido muito antes do primeiro apito do árbitro e temos certeza de que desencadeará a febre da Copa do Mundo Fifa, não apenas na preparação para o torneio, mas durante e depois”, declarou Elisabetta Mussini, diretora de licenciamento do Grupo Panini.
O álbum é composto por um total de 670 figurinhas, incluindo 50 especiais. Além disso, pela primeira vez em uma coleção de Copa do Mundo, os fãs poderão encontrar as “Panini Extra Stickers”, figurinhas extras inseridas de modo aleatório nos pacotinhos comuns. Essas figurinhas se destacam das demais por apresentarem uma imagem em movimento. Vinte jogadores foram selecionados para a iniciativa, e cada um é representado em diferentes variações de cores.
“Finalmente chegou. A coleção de figurinhas da Copa do Mundo Fifa é um fenômeno que chega à sua 14ª edição [todas com a Panini, desde o Mundial de 1970], e a expectativa em todo o mundo é enorme. Neste ano, a coleção, ainda mais completa, antecipará a emoção deste incrível torneio internacional de futebol”, celebrou Ivam Faria, CEO da Panini Brasil.
Para divulgar o álbum, que já está nas bancas de todo o país desde a última sexta-feira (19), a Panini apostou em uma campanha de marketing robusta, incluindo publicidade na TV, marketing em plataformas digitais, divulgação em jornais, amostragem nacional e material audiovisual, bem como uma campanha de relações públicas integrada. Além disso, há a promessa de amplo suporte para o varejo em termos de iniciativas de PDV e entrega de brindes.