Nenhum jogador brasileiro de futebol em atividade desperta tantas paixões e discussões quanto o atacante Neymar, do Santos.
O atleta de 33 anos, além de ostentar uma legião de 230 milhões de seguidores no Instagram, é assunto de incontáveis notícias e comentários veiculados na mídia, atraindo a atenção de críticos ferozes e de fãs incondicionais.
Se dentro de campo Neymar ainda não teve a chance de demonstrar, nesta temporada, o máximo de seu futebol, fora dele o jogador continua a ser uma verdadeira máquina de gerar receitas.
Levantamento divulgado pelo Santos nesta quarta-feira (2), mostra que, impulsionado pela presença do ídolo, o clube superou na metade do tempo a meta de venda de camisas firmada com a fornecedora de materiais esportivos Umbro para 2025.
O acordo previa que o Peixe deveria ultrapassar a marca de 200 mil unidades vendidas, dos diferentes modelos que seriam lançados no decorrer da temporada. O prazo estipulado para essa meta ser batida era de 12 meses.
Com o retorno de Neymar, o Santos conseguiu comercializar 240 mil camisas já no primeiro semestre deste ano.
Para se ter uma ideia do que isso representa, em 2023, ano em que acabaria sendo rebaixado à Série B do Brasileirão, o Santos comercializou 125 mil camisas oficiais ao longo da temporada.
Em 2025, com o retorno à Série A e impulsionado pela chegada do atacante, o clube praticamente dobrou esse volume de vendas.
O Santos comunicou à imprensa que “receberá um bônus milionário, elegível no contrato com a Umbro”, por haver batido a meta de vendas. Os valores que serão pagos à equipe não foram divulgados.
Atualmente, as três camisas do clube (branca, listrada e azul) estão disponíveis nas lojas física e virtual do Santos e no e-commerce da Umbro. Os preços variam de R$ 379,99 para a versão torcedor e R$ 549,99 na jogador, com entrega prevista para as próximas semanas. Vale lembrar que alguns modelos e tamanhos encontram-se esgotados.
Estratégia de lançamentos precisou ser remodelada
Em anos normais, o Santos costuma realizar três lançamentos de camisas, ao longo da temporada. A número 1 (branca) é apresentada no primeiro semestre, geralmente em abril, mês em que o time celebra seu aniversário.
Já o uniforme 2, com listras brancas e pretas, vem entre junho e julho. Por fim, a terceira camisa, que pode ser produzida em diferentes cores, é lançada no segundo semestre, numa data mais próxima ao fim do ano.
Mas 2025 está longe de ser uma temporada trivial para o Peixe. Neymar retornou ao clube em 31 de janeiro, ocasionando uma verdadeira revolução em seus diferentes departamentos.
E essa convulsão foi muito além dos holofotes que o atleta ajudou a atrair. Inicialmente, o contrato do atacante com o time da Vila seria de apenas cinco meses.
Ou seja, ele poderia ter ido embora no fim de junho, hipótese que não se concretizou, já que Neymar optou por renovar seu vínculo com o time que o revelou.
No início do ano, porém, o clube não tinha como contar com a sorte. E assim, conforme apurou a Máquina do Esporte, o Peixe precisou remodelar por completo toda sua estratégia para as camisas, concentrando os lançamentos no período em que o craque deveria permanecer na Vila Belmiro.
A missão não era simples, já que uma camisa de futebol costuma levar de nove a dez meses para chegar às lojas. Esse prazo inclui etapas como desenvolvimento do produto, fabricação e logística.
Além disso, clube e distribuidora têm de seguir um cronograma de lançamentos, de modo a garantir que um produto novo não prejudique as vendas de outro que já estava disponível no mercado.
Para aproveitar ao máximo o “efeito Neymar”, o Santos resolveu acelerar a produção da camisa número 3 e alterou por completo o cronograma de lançamento de uniformes.
Dessa forma, a camisa branca foi apresentada em março. Já a 2 veio em abril, enquanto a 3 começou a ser vendida no fim de maio.
“Santos e Umbro, em tempo recorde, juntaram forças para fazer este lançamento e criar o modelo que é um sucesso. O uniforme presta uma homenagem ao ano de 2012, que remete à primeira passagem de Neymar no Santos e traz uma lembrança muito positiva ao torcedor santista”, afirma o presidente Marcelo Teixeira.
Produzido na cor azul-turquesa, o uniforme homenageia justamente Neymar e sua primeira passagem pelo Santos, encerrada em 2013, quando ele se transferiu para o Barcelona.
Até o momento, essa coleção vendeu 90 mil peças, o equivalente a 37% do total de camisas do Santos comercializadas no primeiro semestre deste ano.