A Copa do Mundo voltará a aparecer nos videogames após a Fifa chegar a um acordo com a Sports Interactive. A parceria fará com que a competição esteja no Football Manager, principal jogo da produtora.
Divulgado apenas como “plurianual”, ou seja, sem duração especificada, o acordo terá como consequência o retorno do torneio ao universo dos games após o final da parceria entre Fifa e EA Sports, produtora responsável pela série que atualmente é chamada de EA FC.
A inclusão das competições oficiais da Fifa começarão no Football Manager 26, que ainda não foi lançado, com as Copas do Mundo Masculina e Feminina, além da Copa do Mundo de Clubes.
Além do nome e da imagem das competições, também estarão incluídos no jogo os uniformes oficiais de todas as 48 equipes que disputarão a Copa do Mundo de 2026 nos Estados Unidos, Canadá e México, bem como os gráficos de transmissão.
A novidade também significa adições importantes para os jogadores do Football Manager: o controle sobre seleções nacionais e a presença do futebol feminino.
Engajamento
O retorno das competições organizadas pela Fifa para o universo dos videogames é uma demonstração da preocupação da entidade com a perda de espaço neste mercado.
A Fifa ainda não conseguiu repor a lacuna deixada pelo fim da longeva parceria com a EA Sports. Sem acordos semelhantes, a entidade perdeu não só o impulso financeiro, mas também potencial de engajamento e, principalmente, contato com o público jovem.
Apesar da parceria com o Football Manager significar um avanço neste sentido, vale destacar que não possui o mesmo impacto que a antiga série “Fifa” possibilitava.
Por se tratar de um jogo voltado para o gerenciamento de clubes e elencos, dentro e fora de campo, a produção da Sports Interactive possui um público mais nichado e com idade mais avançada em comparação com a série da EA Sports, além de possuir um número menor de jogadores ao redor do mundo.