Chegou ao fim o impasse que ameaçava deixar o Premiere de fora das transmissões da Copa do Nordeste. Na noite desta terça-feira (14), o Grupo Globo, proprietário da plataforma de pay-per-view, emitiu comunicado informando que chegou a um acordo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Dessa forma, o Premiere transmitirá a competição a partir da fase de grupos, que foram definidos em sorteio realizado também nesta terça-feira, no Rio de Janeiro (RJ).
Esta será a primeira vez que o serviço de pay-per-view exibirá o torneio, que reúne equipes do Nordeste do Brasil. Por pouco, porém, a plataforma não ficou de fora da competição.
Entenda o impasse
Conforme noticiou a Máquina do Esporte em 16 de dezembro do ano passado, o Grupo Globo havia fechado acordo com o canal Nosso Futebol para a transmissão da 22ª edição da Copa do Nordeste, desde a fase preliminar até a final.
Nessa negociação, a Trinta Sports, que é responsável pela gestão do Nosso Futebol, sublicenciou os direitos de transmissão da Copa do Nordeste para o Premiere, prática que, no entender da CBF, não seria permitida.
A Globo só tomou conhecimento desse impasse às vésperas da transmissão dos jogos da fase preliminar da competição, conhecida como Pré-Copa do Nordeste, e decidiu não exibir as partidas, aguardando uma solução para o imbróglio.
Como funciona o regulamento da Copa do Nordeste
Com o desfecho do caso, o Premiere passará a transmitir os jogos da fase de grupos da competição, que começarão a ser disputados a partir do próximo dia 22 de janeiro.
Nessa etapa, 16 clubes serão divididos em dois grupos, formados por oito integrantes. Eles disputarão entre si em turno único, dentro de suas respectivas chaves, com os quatro melhores de cada grupo avançando para o mata-mata.
As quartas de final e a semifinal serão em jogo único. Já a grande decisão será disputada em duas partidas, previstas para ocorrer nos dias 3 e 7 de setembro deste ano.
Confira os grupos da primeira fase da Copa do Nordeste:
Grupo A
Sport, Fortaleza, Vitória, CRB, Ferroviário, Altos, Sousa e Moto Club
Grupo B
Ceará, Bahia, Sampaio Corrêa, CSA, Náutico, Confiança, América-RN e Juazeirense