Time com a segunda maior torcida do Brasil (e que mais soma torcedores no estado mais populoso do país), o Corinthians sempre é capaz de despertar o interesse das marcas.
Nos últimos anos, o ambiente no clube pode ter mostrado um tanto conturbado e sem grandes conquistas dentro de campo. Porém, a fiel torcida segue engajada em relação à equipe, fator que acaba representando um ativo importante para o Timão.
“Independentemente do momento, a torcida sempre abraça o time”, afirmou Jefferson Zavarone, responsável pelo planejamento comercial do Corinthians.
Ele participou da Confut Nordeste 2025, realizada entre as últimas terça-feira (2) e quinta-feira (4), em Recife (PE). Em entrevista à Máquina do Esporte, o executivo comentou a respeito das ações do clube na área comercial.
De acordo com ele, o trabalho desenvolvido atualmente pelo Corinthians, nesse setor, tem o objetivo de buscar a construção de relações duradouras com os parceiros comerciais.
“Nosso time de marketing se reúne com cada parceiro para entender a realidade e as demandas deles”, disse.
Um dos trunfos da equipe de marketing é justamente a forte presença do Corinthians nas plataformas digitais. “São cerca de 47 milhões de seguidores, na soma das redes”, explicou Zavarone.
Futebol feminino
No futebol masculino, o Corinthians conquistou o Paulistão da Série A1, neste ano, e disputa com o Cruzeiro uma vaga na final da Copa do Brasil 2025.
O clube chegará ao fim da temporada com mais troféus que o arquirrival Palmeiras, embora a torcida saiba que a situação atual do Timão está bem distante dos momentos gloriosos vividos na década passada.
Por outro lado, no futebol feminino o Corinthians estabeleceu uma hegemonia avassaladora, tanto no país quanto na América do Sul.
“O futebol feminino do Corinthians é uma potência, mas precisa sempre estar se renovando”, disse Zavarone.
Para garantir os investimentos necessários para a equipe, a área comercial do Corinthians busca atrair parceiros específicos para o futebol feminino.
Na temporada 2025, além de patrocinadores de uniforme que já estão no time masculino, como Esportes da Sorte (máster), BMG e Ezze Seguros, o Corinthians feminino também estampou na camisa marcas como Gatorade, Vizzela Cosméticos e Tecnogera.
De acordo com Zavarone, se as “Brabas” fossem um time independente, estariam hoje entre os 15 maiores clubes brasileiros nas redes sociais.
“Pela causa que o Corinthians feminino representa, acaba atraindo torcedores até mesmo de outros clubes”, diz.
Neo Química Arena
A Neo Química Arena representa outro importante ativo, que vem sendo explorado pela área comercial do Corinthians.
Segundo Zavarone, o clube conta com uma equipe comercial que atua diretamente no estádio, buscando oportunidades relacionadas à estrutura.
“Muita gente acha que a Arena só funciona em dia de jogo. Mas ela possui uma vida própria, durante toda a semana, e recebe inúmeros eventos, desde festas universitárias até encontros corporativos”, disse o executivo.
Além dos eventos, a Neo Química Arena costuma ser palco de ativações promovidas por parceiros comerciais do Corinthians.
Uma das mais recentes foi realizada pela Samsung, para o celular Galaxy S25 Ultra, que utilizou a Inteligência Artificial (IA) Gemini, do Google, para mudar as cores do gramado do estádio corintiano para preto e branco, excluindo o verde do rival Palmeiras.
“Foram 15 dias de ensaios e testes, para que a ação ocorresse. Esse foi um case de sucesso”, afirmou Zavarone. A ativação da Samsung foi realizada no último dia 20 de novembro, durante o clássico entre Corinthians e São Paulo, válido pela Série A do Brasileirão e vencido pelo Timão por 3 a 1.
