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Corinthians busca construir relações duradouras com parceiros comerciais

Responsável pelo planejamento comercial do clube, Jefferson Zavarone, concedeu entrevista à Máquina do Esporte, durante a Confut Nordeste 2025

Jefferson Zavarone é responsável pelo planejamento comercial do Corinthians - Rodrigo Ferrari / Máquina do Esporte

Time com a segunda maior torcida do Brasil (e que mais soma torcedores no estado mais populoso do país), o Corinthians sempre é capaz de despertar o interesse das marcas.

Nos últimos anos, o ambiente no clube pode ter mostrado um tanto conturbado e sem grandes conquistas dentro de campo. Porém, a fiel torcida segue engajada em relação à equipe, fator que acaba representando um ativo importante para o Timão.

“Independentemente do momento, a torcida sempre abraça o time”, afirmou Jefferson Zavarone, responsável pelo planejamento comercial do Corinthians.

Ele participou da Confut Nordeste 2025, realizada entre as últimas terça-feira (2) e quinta-feira (4), em Recife (PE). Em entrevista à Máquina do Esporte, o executivo comentou a respeito das ações do clube na área comercial.

De acordo com ele, o trabalho desenvolvido atualmente pelo Corinthians, nesse setor, tem o objetivo de buscar a construção de relações duradouras com os parceiros comerciais.

“Nosso time de marketing se reúne com cada parceiro para entender a realidade e as demandas deles”, disse.

Um dos trunfos da equipe de marketing é justamente a forte presença do Corinthians nas plataformas digitais. “São cerca de 47 milhões de seguidores, na soma das redes”, explicou Zavarone.

Futebol feminino

No futebol masculino, o Corinthians conquistou o Paulistão da Série A1, neste ano, e disputa com o Cruzeiro uma vaga na final da Copa do Brasil 2025.

O clube chegará ao fim da temporada com mais troféus que o arquirrival Palmeiras, embora a torcida saiba que a situação atual do Timão está bem distante dos momentos gloriosos vividos na década passada.

Por outro lado, no futebol feminino o Corinthians estabeleceu uma hegemonia avassaladora, tanto no país quanto na América do Sul.

“O futebol feminino do Corinthians é uma potência, mas precisa sempre estar se renovando”, disse Zavarone.

Para garantir os investimentos necessários para a equipe, a área comercial do Corinthians busca atrair parceiros específicos para o futebol feminino.

Na temporada 2025, além de patrocinadores de uniforme que já estão no time masculino, como Esportes da Sorte (máster), BMG e Ezze Seguros, o Corinthians feminino também estampou na camisa marcas como Gatorade, Vizzela Cosméticos e Tecnogera.

De acordo com Zavarone, se as “Brabas” fossem um time independente, estariam hoje entre os 15 maiores clubes brasileiros nas redes sociais.

“Pela causa que o Corinthians feminino representa, acaba atraindo torcedores até mesmo de outros clubes”, diz.

Neo Química Arena

A Neo Química Arena representa outro importante ativo, que vem sendo explorado pela área comercial do Corinthians.

Segundo Zavarone, o clube conta com uma equipe comercial que atua diretamente no estádio, buscando oportunidades relacionadas à estrutura.

“Muita gente acha que a Arena só funciona em dia de jogo. Mas ela possui uma vida própria, durante toda a semana, e recebe inúmeros eventos, desde festas universitárias até encontros corporativos”, disse o executivo.

Além dos eventos, a Neo Química Arena costuma ser palco de ativações promovidas por parceiros comerciais do Corinthians.

Uma das mais recentes foi realizada pela Samsung, para o celular Galaxy S25 Ultra, que utilizou a Inteligência Artificial (IA) Gemini, do Google, para mudar as cores do gramado do estádio corintiano para preto e branco, excluindo o verde do rival Palmeiras.

“Foram 15 dias de ensaios e testes, para que a ação ocorresse. Esse foi um case de sucesso”, afirmou Zavarone. A ativação da Samsung foi realizada no último dia 20 de novembro, durante o clássico entre Corinthians e São Paulo, válido pela Série A do Brasileirão e vencido pelo Timão por 3 a 1.