Principal competição profissional de clubes de futebol do país, o Campeonato Brasileiro da Série A começa neste sábado (15), com o imbróglio envolvendo a publicidade estática nos estádios. Dos 20 clubes que participam do torneio, 17 estão fechados com a Brax, que surgiu da fusão de outras três empresas especializadas em comercialização e montagem de placas de publicidade em campos de futebol: Esportecom, Market Sport e Printac.
A empresa, que vem ampliando seus tentáculos pelas principais competições do futebol brasileiro, cativou a maioria dos clubes com a proposta de pagamento de cotas mais igualitárias pela publicidade estática. A queixa generalizada se dava pelo fato de a antecessora, Sport Promotion (da Equipe Sport, que hoje atravessa processo de recuperação judicial), pagar quantias maiores a Flamengo e Corinthians pela comercialização dessas propagandas.
A Brax pode até ter vencido a queda de braço com a Sport Promotion. Mas, pelo menos no Brasileirão 2023, contará com desfalques consideráveis em seu portfólio. “Queridinhos” da antiga agência que dominava a publicidade estática do campeonato, Flamengo e Corinthians não quiseram fechar com a nova empresa.
Outro que também ficará de fora do acordo com a Brax é o Palmeiras, atual campeão brasileiro e um dos clubes mais vitoriosos do país nos últimos anos. Este fato tem um quê de ironia, visto que o alviverde foi um dos primeiros a contestar a política da Sport Promotion em favor de Corinthians e Flamengo. Quando a empresa da Equipe Sport venceu a concorrência feita pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Verdão recusou-se a assinar o contrato (o Athletico-PR foi outro que disse não à proposta).
Mais tarde, a equipe paulista conseguiu obter valores mais vantajosos e aderiu à Sport Promotion. Com a debacle da agência, justamente os clubes que mais faturavam no antigo contrato acabaram ficando de fora do acordo com a Brax.
Venda direta
Inicialmente, o caminho a ser trilhado por Corinthians, Palmeiras e Flamengo tende a ser a venda direta da publicidade estática para os jogos em casa na Brasileirão 2023. A informação é confirmada pelo alvinegro paulista. O clube admite que está comercializando os espaços nas placas, mas trata os nomes dos eventuais anunciantes como confidencial.
Já o Palmeiras não se manifestou, ao passo que o Flamengo não retornou contato feito pela Máquina do Esporte. Embora o Corinthians trate como confidenciais as informações sobre eventuais patrocinadores da publicidade estática, pelo menos um deles está mais que confirmado.
Trata-se da Sil Fios e Cabos Elétricos. Patrocinadora da camisa do Flamengo, a empresa anunciou nesta semana que investirá em publicidade estática no Brasileirão 2023. Por coincidência ou não, ela escolheu justamente os jogos em casa de Corinthians, Palmeiras e do rubro-negro para veicular sua marca.
Brax
A Brax foi questionada a respeito da situação de Flamengo, Corinthians e Palmeiras, mas não se manifestou. Em fevereiro deste ano, ao ser procurada pela Máquina do Esporte, a empresa afirmou que, na época, não existia qualquer negociação com os três clubes. Por outro lado, admitiu que nutria a expectativa de, algum dia, chegar a um acordo com o trio.
Atualmente, a empresa mantém contratos com os seguintes times do Brasileirão da Série A: Athletico-PR, Atlético-MG, América-MG, Coritiba, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Bahia, Botafogo, Cruzeiro, Grêmio, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo e Vasco.