O Cruzeiro anunciou, nesta terça-feira (25), o Cruzeiro Big Blue, projeto tecnológico que será realizado de 16 a 18 novembro, com a participação de mais de 70 convidados, entre jogadores, ídolos do passado e dirigentes do clube.
O evento de lançamento foi realizado em São Paulo e teve a presença de Ronaldo Fenômeno, dono da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do clube mineiro, e Gabriel Lima, CEO do Cruzeiro. Também estiveram no evento o cantor Samuel Rosa, do Skank, que é cruzeirense, além dos ídolos do passado Dirceu Lopes e Careca.
O evento será inteiramente realizado no mundo digital, no Planeta Big Blue, um cenário extraterrestre que traz alguns elementos emblemáticos do time, desde a mascote Raposa à coleção de troféus conquistados ao longo da história do clube. Os torcedores interessados em participar já podem se cadastrar no site oficial do Cruzeiro Big Blue. A participação é gratuita.
Aproximação com torcedor
Ronaldo destacou que iniciativas como o Cruzeiro Big Blue servem para o clube se aproximar ainda mais do torcedor.
“Nosso principal pilar é nosso torcedor. Isso é muito claro. Na verdade, só aceitei entrar neste projeto do Cruzeiro por causa do torcedor cruzeirense. Temos 10 milhões de torcedores. Isso, com certeza, é um ativo importante do clube. É muito importante ter uma transparência com o torcedor. Mostrar exatamente o que e como estamos fazendo”
Ronaldo Nazário, dono da SAF do Cruzeiro
Segundo o Cruzeiro, serão utilizados alguns recursos tecnológicos mais modernos para a produção dos conteúdos audiovisuais. Serão usadas tecnologias iguais às utilizadas pelos principais estúdios de cinema. O pixtope, por exemplo, é uma ferramenta usada na transmissão de eventos como o Super Bowl e a F1. Haverá dois tipos de câmeras track, a NCAM e a REdSpy, as mesmas utilizadas em Hollywood.
“Tem toda uma dinâmica com elementos do clube. Está bem bacana. Convido todos a entrarem no dia 16 para descobrir como vai funcionar. A ideia é aproximar o torcedor do clube usando esse ambiente digital”, contou Gabriel Lima, durante o evento de lançamento.
O executivo afirmou que a intenção da iniciativa não é simplesmente a obtenção de ganhos comerciais, mas reunir o maior banco de dados digital de torcedores do mundo.
“O objetivo principal é aproximar o fã do clube e explicar um pouquinho dos bastidores. Se isso vai ter resultado comercial, ótimo”, disse.
“A gente está seguindo nossa linha de mostrar transparência, falar a verdade e explorar novos formatos. Temos buscado fazer coisas diferentes. Chegar em pessoas que normalmente não chegamos com futebol. A ideia de explorar esse canal, esse novo formato, é chegar em pessoas que normalmente não chegamos pelos veículos comuns”, acrescentou o executivo.
Planejamento para 2023
Campeão de forma antecipada da Série B do Brasileirão, o Cruzeiro retornará à elite em 2023. Apesar disso, o clube ainda enfrenta graves problemas financeiros. Segundo o relatório XP/Convocados, a dívida do clube chegava a R$ 723 milhões de acordo com o último balanço. Para Ronaldo, em quase um ano de implantação da SAF, houve evolução clara.
“Temos uma dívida muito grande. Não podemos achar que hoje voltamos para a Série A, e nossos problemas acabaram. Continuamos com muitos problemas, mas já saímos do fundo do poço”, analisou Ronaldo.
“Quando cheguei, falei que o Cruzeiro estava em uma UTI. Hoje, diria que foi para um quarto do hospital. Isso, com o resultado esportivo que teve neste ano, foi muito bom. Dá para trabalhar com mais tranquilidade no próximo ano”
Ronaldo Nazário, dono da SAF do Cruzeiro
Se subir para a Série A após três anos estagnado na segunda divisão foi uma vitória, o Cruzeiro terá que enfrentar uma competição mais acirrada no ano que vem, no retorno à Série A. Neste ano, o time conseguiu bom desempenho esportivo mesmo sem ter o maior orçamento da Série B. Na elite, esse desnível econômico será ainda maior.
“Esportivamente falando, nós seremos competitivos no ano que vem, de acordo com o que manda a tradição do Cruzeiro. Logicamente, existe uma distância muito grande entre os clubes que estão faturando mais no futebol brasileiro em relação a gente”, admitiu Ronaldo.
“Não podemos esquecer que nossos problemas financeiros continuam. Logicamente, as receitas vão aumentar e nossas possibilidades também por estarmos na primeira divisão. Internamente, já existe a discussão de quanto a gente vai injetar no futebol para fazer do Cruzeiro um time importante no ano que vem”, complementou o ex-jogador.
Grade de conteúdos
Veja abaixo a programação do Cruzeiro Big Blue:
16/11 (quarta-feira)
18h: Abertura Big Blue
Convidados: Ronaldo Nazário, sócio majoritário da SAF do Cruzeiro; Guilherme Benchimol, fundador e presidente executivo do Conselho de Administração da XP Inc.; Fernando Musa, fundador da David e CEO da Ogilvy Brasil; João Adibe, presidente e CEO do Grupo Cimed; Samuel Rosa, músico e torcedor do Cruzeiro; Gabriel Lima, CEO do Cruzeiro (mediador)
18h45: Esportes Eletrônicos: Cruzeiro e os games
Convidados: Ronaldo Nazário, sócio majoritário da SAF do Cruzeiro; Fred Tannure, diretor de marketing da 00Nation; Felipe Ribbe, cofundador da Socios.com; Ninext, gamer e streamer; Gaules, streamer e youtuber; Nicolle Merhy, gamer e streamer (mediadora)
19h30: Negócios no Futebol/modelo SAF: o futuro da gestão no futebol brasileiro?
Convidados: Gabriel Lima, CEO do Cruzeiro; Pedro Martins, diretor executivo de futebol; Pedro Mesquita, head de investimento bancário da XP Inc.; Alexandre Cobra, secretário geral do Cruzeiro; Raphael Vianna, diretor financeiro do Cruzeiro; Erich Beting, jornalista e fundador da Máquina do Esporte (mediador)
20h: Grandes jogos e boas histórias – grandes ídolos cruzeirenses
Convidados: Dirceu Lopes, ídolo do Cruzeiro; Marcelo Ramos, ídolo do Cruzeiro; Palhinha, ídolo do Cruzeiro; Fabrício, ídolo do Cruzeiro; Ari Aguiar, jornalista (mediador)
17/11 (quinta-feira)
18h: Retorno à Série A: do rebaixamento à elite
Convidados: Paulo André, direção de futebol do Cruzeiro e do Valladolid; Paulo Pezzolano, técnico do Cruzeiro; Eduardo Brock, jogador e capitão do Cruzeiro; Enrico Ambrogini, COO do Cruzeiro; André Salles, editor-chefe do programa “Os Donos da Bola”, da Band (mediador)
18h30: Base forte: a nova geração da Raposa
Convidados: Roberto Braga, diretor executivo das categorias de base do Cruzeiro; Fernando Seabra, treinador do Sub-20 do Cruzeiro; Wendel, técnico do Sub-14; Stênio Zanetti, jogador do Cruzeiro; Pollyanna Andrade, voz do Mineirão (mediadora)
19h: O Cruzeiro e as Redes Sociais
Convidados: Rafael Cabral, jogador do Cruzeiro; Jully Molina, youtuber; Edu, jogador do Cruzeiro; Bia Arantes, atriz; Bárbara Passos, influencer e streamer; Hugão, apresentador (mediador)
20h: Copa do Mundo: Seleção Cruzeiro
Convidados: Piazza, ídolo do Cruzeiro; Careca, ídolo do Cruzeiro; Ricardinho, ídolo do Cruzeiro; Gilberto, ídolo do Cruzeiro; Fernando Fernandes, jornalista e apresentador da Band (mediador)
21h: Marketing e Comunicação: como o Cruzeiro está se preparando para o futuro
Convidados: Victor Rios, diretor de comunicação do Cruzeiro; Lênin Franco, diretor de marketing do Cruzeiro; André Araújo, head de marketing + digital do Cruzeiro; Andre Monnerat, diretor de negócios da Feng; Otávio Pereira, coCEO da ODDZ Network; Eduardo Baraldi, coCEO da ODDZ Network (mediador)
18/11 (sexta-feira)
18h: As Cabulosas: o avanço do futebol feminino
Convidados: Kin Saito, diretora de futebol feminino do Cruzeiro; Rita Bove, jogadora do Cruzeiro; Anna Luíza, jogadora do Cruzeiro; Carina Pereira, jornalista (mediadora)
18h30: Que jogo foi esse? História de grandes partidas
Convidados: Nonato, ídolo do Cruzeiro; Alberto Rodrigues, narrador da Rádio Itatiaia; Fernanda Hermsdorff, influencer e representante do Cruzeiro no GE.Globo; Valdir Virjão, influencer e criador do canal Cruzoeiro; Rafael Cabral, jogador do Cruzeiro; Thiago Valu, jornalista e repórter da Band (mediador)
19h30: Inovação na Indústria do Futebol
Convidados: André Bolonhini, sócio da Bain & Company; Cláudio Macedo, CEO da WTorre; Denis Caldeira, ex-Google, ex-Facebook e atual diretor de tecnologia da Trademark; Ricardo Dias, cofundador da Adventures; Nicola Calicchio, investidor e empreendedor; Igor Lopes, jornalista (mediador)
20h: Grandes Marcas/Marketing pós-pandemia
Convidados: Fred Luz, diretor-gerente da Alvarez & Marsal; Rafael Pulcinelli, gerente corporativo de marketing da Ambev; Robson Harada, CMGO do Mercado Bitcoin; Rafael Ugo, CMO da Volvo Cars Brasil; Patrícia Lopes, head de operações B2B e lojas parceiras/Netshoes Cruzeiro; Rene Salviano, CEO da Heatmap Sports Marketing (mediador)
20h30: Legado Cruzeiro: paixão de pai para filho
Convidados: Samuel e Juliano Rosa, pai e filho cruzeirenses; Samuel Venâncio, setorista do Cruzeiro (mediador)
Serviço
Cruzeiro Big Blue
Evento on-line e gratuito
Data: 16, 17 e 18 de novembro, a partir das 18h
Inscrições: site oficial do Cruzeiro Big Blue